|
|
110 linhas para 11 localidades do Entorno estão operando nos 15 boxes da Plataforma D da Rodoviária
|
Longas filas e tumulto marcaram o fim da tarde de ontem dos brasilienses na Rodoviária do Plano Piloto, em razão da alteração do ponto de embarque e desembarque dos ônibus do Entorno. O antigo local, o Terminal Metropolitano de Brasília (no Edifício Touring), foi fechado no domingo por decisão do Governo do Distrito Federal. Contudo, a mudança não agradou a todos e causou confusão.
A camareira Edilene Pereira, 50 anos, reprovou o serviço. Ela mora na Cidade Ocidental e conta que, antes da mudança, conseguia embarcar no horário correto, mas agora, o coletivo atrasou. “Deveria melhorar a estrutura daqui antes de mudar para cá. O ônibus está demorando mais de 30 minutos para chegar, tem muito tumulto e falta espaço” disse.
No total, 110 linhas de sete empresas operam em 15 boxes da Plataforma D da Rodoviária do Plano. Os coletivos atendem a 11 localidades goianas. São elas: Planaltina, Valparaíso, Luziânia, Céu Azul, Cidade Ocidental, Jardim Ingá, Santo Antônio do Descoberto, Novo Gama, Padre Bernardo, Jardim ABC e Cocalzinho. Para informar os passageiros, há placas improvisadas e destinos escritos em cartolinas, além de adesivos com o nome das cidades colados no chão.
A cozinheira Isabel Gomes, 35, pega três ônibus para chegar ao trabalho, em um restaurante do Lago Sul. A moradora de Águas Lindas reclamou do tumulto e da desorganização das filas. “O pessoal está formando três e quatro filas para pegar o mesmo ônibus. Desse jeito complica. Acho que isso ainda vai dar confusão, principalmente pela falta de aviso dos responsáveis. Parece que fazem pouco caso dos moradores de Goiás”, afirmou. Pela manhã, por volta das 8h, Isabel também esteve na Rodoviária e disse ter visto vários fiscais para tirar as dúvidas dos passageiros, mas no horário de pico, por volta das 18h, o serviço estava precário.
Uma das funcionárias da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) que supervisionava o público informou ao Correio que duas equipes da empresa atuam para orientar os passageiros. Segundo ela, um grupo trabalha pela manhã, das 5h30 às 14h, e outro à tarde, das 15h às 22h. No momento em que a reportagem esteve na Rodoviária, agentes do Departamento de Trânsito (Detran) e policiais militares auxiliavam no serviço.