Manchas pelo corpo, mamas três vezes maiores, estrias e inchaço. São tantas transformações em tão pouco tempo que, repentinamente, um simples olhar no espelho pode ser responsável por localizar incômodos que antes não existiam. Infelizmente, lidar com os questionamentos acerca das próprias mudanças não é o suficiente, ainda é preciso escutar comentários desagradáveis: "A sua barriga está grande demais!" "Na minha gestação, eu não tive tantas estrias" "Vai ser difícil recuperar o seu corpo anterior".
Jaimara Falcão, psicóloga da Terapia de Bolso, explica que esse tipo de crítica pode transformar o que era para ser um momento de tranquilidade, em uma situação de medo e receio. "A mulher se sente insegura, não consegue curtir a gestação, fica preocupada com o que pode acontecer com o corpo, fica receosa de ser julgada."
Voltando à forma de maneira saudável
Com a ascensão das redes sociais, o acesso à vida íntima das famosas foi facilitado, e é comum flagrá-las exibindo corpos extremamente magros pouco tempo após dar à luz, o que impulsiona a pressão estética sobre as mamães "comuns".
Aline Souza, profissional de educação física especializada em treinamento para gestante e pós-parto, ministra aulas na Academia Unique Family Fitness que vão desde o período
gestacional até o pós-parto, e já participou das histórias de inúmeras gestantes que buscavam bem-estar durante e após a gravidez.
A especialista informa que, assim como na gestação, os exercícios físicos podem ser retomados logo após a liberação médica, o que costuma acontecer, geralmente, após 30 dias, em casos de parto normal, ou de 60 a 90 dias, quando é realizada uma cesárea.