Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Descomplicando a Ortopedia - Doutor Renato Simionatto quinta, 07 de novembro de 2024

TORÇÃO DO PESCOÇO (DICA DO COLUNISTA DOUTOR RENATO SIMIONATTO, ORTOPEDISTA)
Torcer o pescoço com força é uma cena comum em filmes de ação, mas sua representação na tela muitas vezes não reflete a realidade. Sabia disso? Embora a torção do pescoço seja uma lesão grave que pode causar danos às vértebras, nervos e vasos sanguíneos, nem sempre resulta em morte imediata.
 
O pescoço humano é uma estrutura complexa e resiliente, projetada para suportar uma ampla gama de movimentos. No entanto, isso não significa que seja impossível causar danos graves torcendo o pescoço com força extrema. Em situações extremas, como em casos de estrangulamento prolongado ou traumas significativos, é possível danificar as artérias cervicais ou a medula espinhal, o que pode levar à morte. No entanto, esse tipo de ocorrência é raro e está associado a especificações específicas.
 
É importante notar que a maioria das pessoas não possui a força ou o conhecimento anatômico necessário para conseguir torcer o pescoço de outra pessoa a ponto de causar danos fatais. Além disso, o corpo humano possui mecanismos de defesa, como reflexos de proteção, que podem ajudar a reduzir o impacto de um ataque direto ao pescoço.
 
Agende sua consulta!
 
Clínica Cobra (61)99216-3945 / (61)3248-4490
Dr RENATO SIMIONATTO - ORTOPEDISTA CRM DF 10768 RQE 4767

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros