|
|
CR7 colocou mais três feitos no vitorioso currículo: maior artilheiro, jogador com mais vitórias e o maior número de edições de Eurocopa na história |
Nenhum personagem foi maior que Cristiano Ronaldo nos primeiros dias da Eurocopa. Destaque da vitória de Portugal sobre a Hungria, ontem, por 3 x 0, no início da defesa do título de campeão do continente, o atacante brilhou em campo com dois gols — o outro foi de Raphael Guerreiro — e estabeleceu novos recordes. De quebra, mostrou todo o poder de influência ao causar um prejuízo bilionário a um dos patrocinadores do torneio do Velho Continente.
O atacante fez história imediatamente ao pisar no gramado na Puskás Arena e tornou-se o único atleta a atuar em cinco edições diferentes da Euro — 2004, 2008, 2012, 2016 e 2020. CR7 superou Schweinsteiger, da Alemanha, Buffon, da Itália, Thuram, da França, e Edwin van der Sar, da Holanda, todos com quatro edições no currículo. Assim como Cristiano, o espanhol Casillas foi convocado cinco vezes, mas foi a campo em três.
Com a bola rolando, Cristiano Ronaldo tinha outro objetivo: isolar-se como o maior artilheiro da competição. Durante a campanha do título de Portugal em 2016, CR7 marcou três vezes, chegou a nove e igualou o francês Michel Platini como goleador máximo da Eurocopa. A ultrapassagem veio diante da maior vítima. Com as duas bolas na rede da Hungria, o atacante chegou ao quarto diante do rival e ao 11º na história do torneio.
Portugal caiu no grupo F ao lado de França e Alemanha, as últimas campeãs da Copa do Mundo. No contexto, vencer a Hungria é um item obrigatório no checklist para avançar. Os portugueses cumpriram o dever. De quebra, os três pontos significaram outro recorde para Cristiano Ronaldo: o de atleta com mais vitórias na Euro. Com 12, ele desgarrou de Iniesta e Fábregas, com 11 cada.
Apesar das marcas, a máquina portuguesa de recordes ressaltou a meta coletiva. “O importante era ganhar. Foi um jogo difícil contra uma equipe que defendeu bem. Conseguimos marcar três gols e eu estou muito agradecido à equipe por me ajudar a ser o homem do jogo”, destacou.
Refri sem gás
Um dia antes de brilhar em campo, Cristiano Ronaldo chamou a atenção na entrevista coletiva. Ao chegar para responder os jornalistas, o jogador afastou duas garrafas de refrigerante de uma marca patrocinadora da Eurocopa e, sem titubear, recomendou: “Bebam água”. Meia hora depois do gesto, as ações da empresa desvalorizaram 1,6%, ocasionando uma perda no valor de mercado de R$ 20 bilhões.
FASE DE GRUPOS
2ª rodada
Hoje
10h - Finlândia x Rússia
13h - Turquia x País de Gales
16h - Itália x Suiça
Amanhã
10h - Ucrânia x Macedônia
13h - Dinamarca x Bélgica
16h - Holanda x Áustria
Sexta-feira
10h - Suécia x Eslováquia
13h - Croácia x República Tcheca
16h - Inglaterra x Escócia
Sábado
10h - Hungria x França
13h - Portugal x Alemanha
16h - Espanha x Polônia