Jatobá – pau que cura e frutos que alimentam
Quando alguns de você estiverem lendo esta crônica sem sentido (é por isso que a coluna leva o nome de Enxugandogelo), tudo terá a aparência de algo novo. Pelo menos o ano é novo. Novinho em folha.
Ficam para trás (no calendário) algumas coisas antigas e se renovam mais ainda a esperança e a fome pela justiça, pelo acerto e retidão das pessoas. Foi para acertar, sempre; e fazer as coisas corretas que o Criador nos colocou na Terra.
Essa é a nossa esperança. Dinheiro e poder não fazem mais a minha cabeça. Saúde, sim. Que importância tem o dinheiro para alguém que já conheceu mais que o país onde nasceu?
Que importância tem o poder, para quem, como eu, conviveu com pessoas simples, humildes – mesmo exercendo parte do poder?
Nenhuma importância tem. Respondemos nós. Hipertenso, aposentado, 73 anos bem vividos na esperança dos 74 (30 de abril). Conscientemente político e sem jamais ter se deixado levar pelos que tem apenas caraminholas pregadas no couro cabelo.
Com os dois braços apoiados na janela frontal da casa, vejo a banda passar todos os fins de tarde. Tocando quase sempre a mesma música. Vendo e ouvindo cobranças – a grande maioria incoerentes.
Ora, se você reclama do políticos, dos juízes e ministros, do abuso das autoridades – e ao mesmo tempo que faz isso, dirige seu carro falando ao celular, que moral tem você para reclamar de alguém? Isso não é incoerência?
A mudança, neste primeiro dia do primeiro mês do ano, precisa começar em você e por você. Seja novo e o ano será realmente novo.
Agora, vamos enxugar o gelo?
Jatobá – fruto que alimenta e cura
Você conhece o jatobá? Não? Então veja.
“Jatobá – O jatobá-verdadeiro, jatobazeiro ou apenas jatobá, (nome científico: Hymenaea courbaril) é uma árvore da família das fabáceas. É a espécie arbórea dominante na floresta estacional semi-decidual sub-montana. A espécie pode alcançar 40 metros de altura e 2 metros de diâmetro, embora uma árvore tenha atingido 95 metros na Amazônia. As folhas são compostas por 2 folíolos, semi-decíduas, coriáceas, com seis a 14 cm de comprimento e 3 a 5 cm de largura. A floração ocorre na época de seca do ano e a frutificação ocorre cerca de 4 meses depois. Embora a espécie seja considerada ameaçada de extinção devido à super-exploração, e como árvore rara, com apenas uma árvore por hectare pelo Instituto de Pesquisa e Estudos Florestais (IPEF), foi avaliada como pouco preocupante na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais versão 3.1, pois tem uma larga distribuição geográfica, por ser considerado comum, e por ocorre em áreas protegidas, e por sua população não está ameaçada ou em declínio.
É considerada sagrada por povos indígenas, que serviam os frutos antes de rituais de meditação, pois acreditavam que o fruto trazia equilíbrio mental, e pesquisas recentes demonstraram que realmente, o fruto pode trazer benefícios à organização mental, o fruto é rico em ferro, e é indicado a quem sofre de anemia. A madeira do jatobá é uma das mais valiosas entre todas as espécies do mundo. Como espécie mais amplamente distribuída do gênero, o jatobá pode ser encontrado desde o sul do México e Antilhas até grande parte da América do Sul, no Brasil é encontrado desde o norte a sudeste; na Amazônia, na Caatinga, no Cerrado, na Mata Atlântica e no Pantanal, e está sendo introduzida na China, na Costa do Marfim, na Indonésia, no Quênia, no Madagascar, na Maurícia, em Singapura, no Sri Lanka, em Taiwan e em Uganda. É encontrada em altitudes superiores a 700 metros acima do nível do mar.” (Transcrito do Wikipédia)
Casca do jatobá – anti-inflamatório poderoso
Os Benefícios do Jatobá para Saúde – O jatobá colabora para o fortalecimento do sistema imunológico; Jatobá tornou-se bastante eficaz no tratamento de infecções fúngicas, tais como pé de atleta e fungos nas unhas; Os Benefícios do jatobá no alívio de problemas nas articulações devido a sua ação anti-inflamatória; Benefícios do jatobá em proteger o fígado e condições estomacais; Jatobá é eficaz na redução do açúcar no sangue; Jatobá tem propriedades anti-inflamatórias, que tornam benéficos para tratar a inflamação das vias respiratórias, como a asma e bronquite; Jatobá é bom para cólica.
Feliz Ano Novo:
Para Luiz Berto, Aline João – Berto conversou com Deus e não foi aceito;
Para Glória Braga Horta, minha amiga de fé, que se operou dos dois zóios:
Para Orlando Silveira, o Síndico da Vila Invernada;
Para o Velho Marinheiro, que tem Doutorado na Escola Mundial da Vida;
Para Dr. Bernardo, lá na terra da boa coalhada e da boa carne-de-sol;
Para Violante, a que além de ser Pimentel, também é pimenta no saber;
E tomém para um magote de desaucupado que veve lendo nóis aqui neste espaço que mais cresce cuma rabo de animá.
Procês, tudim, eu e minha falecida Avó mandamu um sonoro Arre égua!