Uma mão aberta. Essa foi a resposta de Tite ao questionamento sobre a provocação de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, em relação à seleção brasileira, quando disse que os brasileiros tiveram “um pequeno problema” na última Copa, durante um encontro com o presidente da Fifa, Gianni Infantino.
— Ele não sabe o que está dizendo, são cinco títulos mundiais — afirmou Tite.
Outra resposta esperada será dada no gramado do Fedex Stadium, em Washington, no amistoso de hoje, às 21h30, contra El Salvador. Ainda que o adversário seja fraco (72º no ranking da Fifa), a oportunidade é para mostrar a força de um time que entrará em campo modificado. Serão seis novidades na equipe titular: o goleiro Neto, o zagueiro Dedé, os laterais Éder Militão e Alex Sandro, além do meia Arthur e do atacante Richarlison.
Sem exagero
Se foi duro com o homem mais poderoso do mundo, Tite tentou passar alento às torcidas de Flamengo e Cruzeiro: vai poupar Paquetá e Dedé, que amanhã pegam um voo fretado para chegarem a tempo de entrarem em campo pelas semifinais da Copa do Brasil.
— Já expliquei a Coutinho e Neymar o motivo de não participarem de todo o jogo todo, assim como a Paquetá e Dedé. Tenho que ter responsabilidade sobre a saúde do atleta — disse Tite, comentando também as brincadeiras de Neymar com o grupo. — Ele é gerador de bom ambiente.
Sobre este mesmo tema, o técnico confessou que não pode esquecer do período em que estava no Corinthians e reclamava dos jogadores que voltavam cansados em momentos decisivos.
A Copa do Brasil ainda foi alvo de mais questionamentos a Tite. O técnico da seleção cortou o lateral-direito Fágner dos amistosos nos Estados Unidos, mas o jogador do Corinthians treinou ontem e pode enfrentar o Flamengo. Tite optou por um discurso de confiança no Corinthians, ressaltando que o jogador ainda está em recuperação e não teria como jogar hoje pela seleção.
Em um período de formação do grupo para o próximo ciclo de Copa, o técnico revelou o desejo de mais jogos para formar a base da seleção que disputará a Copa América-2019. Em outubro, o Brasil enfrentará Arábia Saudita e Argentina. Em novembro, haverá outros dois amistosos, mas os adversários ainda não foram definidos.
Tite contou que está negociando a possibilidade de a seleção fazer mais dois amistosos, para dar oportunidade a outros jogadores. Mas avisou que, contra a Argentina, não haverá espaço para testes:
— É força máxima.
BRASIL X EL SALVADOR
Brasil: Neto, Éder Militão, Marquinhos, Dedé e Alex Sandro; Casemiro; Douglas Costa, Arthur, Philippe Coutinho e Neymar; Richarlison.
El Salvador: Hernández, Domínguez, Mendoza, Barahona e Tamacas; Bairés, Cerén, Alfaro e Coca; Pineda e David Díaz.
Local: FedEx Field, Washington.
Horário: 21h30.
Juiz: Jair Marrufo (EUA).
Transmissão: TV Globo, Sportv e Globoesporte.com.