Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense domingo, 16 de fevereiro de 2025

TÊNIS: JOÃO FONSECA VENCE SÉRVIO E SE TORNA BRASILEIRO MAIS JOVEM EM UMA FINAL DE ATP

João Fonseca vence sérvio e se torna brasileiro mais jovem em uma final de ATP

Tenista pode quebrar o jejum de 24 anos do Brasil no torneio: Gustavo Kuerten venceu campeonato em 2001

 
 Brazil's Joao Fonseca celebrates after defeating Serbia's Laslo Djere during their semifinal tennis match of the ATP 250 Argentina Open in Buenos Aires on February 15, 2025. (Photo by Luis ROBAYO / AFP)      Caption  -  (crédito:  AFP)
 

O tenista brasileiro João Fonseca, de 18 anos, venceu o sérvio Laslo Djere e se tornou o brasileiro mais jovem a chegar à final de um torneio ATP. Neste sábado (15/2), em Buenos Aires, o prodígio verde-amarelo triunfou com o placar foi de 2 sets a 1, com parciais de 7/6(3), 5/7 e 6/1, em batalha de 2 horas e 36 minutos.

O jovem também foi o primeiro tenista do Brasil a chegar na semifinal do ATP em 22 anos, após Gustavo Kuerten, semifinalista em 2003. Guga foi o último brasileiro a ganhar o torneio, em 2001, feito que pode ser repetido por Fonseca neste ano. 

 

Fonseca vai disputar a final neste domingo (16/2), a partir das 16h, ainda sem adversário definido. A partida que vai decidir o segundo finalista acontece na noite deste sábado (15/2) entre o argentino Francisco Cerúndolo e o espanhol Pedro Martinez. 

Promessa do esporte no Brasil, João Fonseca ganhou fama após derrotar o russo Andrey Rublev, nono melhor do mundo, por 3 sets a 0 no Aberto da Austrália. Fonseca, que agora é o 99º do mundo no ranking da ATP, também foi vencedor do Next Gen Finals, em dezembro de 2024.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros