Após se tornar a primeira brasileira semifinalista de Grand Slam desde Maria Esther Bueno, Bia Haddad Maia teve mais uma grande conquista em sua carreira. Na manhã deste domingo, a brasileira de 27 anos venceu a tenista chinesa Qinwen Zheng por 2 sets a 0 (com parciais de 7/6 e 7/6), em 2h50 de partida, e se sagrou campeão do WTA Elite Trophy, em Zhuhai, na China.
O WTA Elite Trophy é um torneio que reune as 11 jogadoras que não se classificaram para o WTA Finals — competição que abrange as oito melhores colocadas no ranking WTA — e mais uma convidada, em formato de grupos e finais. O torneio serve como uma oportunidade para a tenista se aproximar do top 10 no final da temporada.
A brasileira fechou sua campanha no WTA Elite Trophy com quatro vitórias, todas em dois sets. Ela derrotou Madison Keys (11ª no ranking), Caroline Garcia (20ª), Daria Kasatkina (17ª) e Qinwen Zheng (18ª). Com o título, Bia Haddad faturou o valor de 605 mil dólares (cerca de R$ 3 milhões) em premiação.
Por outro lado, Bia Haddad, no set seguinte, saiu na frente e chegou a liderar o placar por 3/1, mas viu Zheng devolver uma quebra e ensaiar uma reação. Com as duas tenistas confirmando seus saques, o jogo novamente foi definido no tie-break, onde a paulistana saiu atrás perdendo por 2/0, mas aproveitou uma dupla falta e dois erros da rival para fazer quatro pontos seguidos e caminhar a passos largos para fechar em 7-4.