Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo domingo, 29 de outubro de 2023

TÊNIS: BIA HADDAD É CAMPEÃ NO WTA ELITE TROPHY

 

Por O Globo

 

Após se tornar a primeira brasileira semifinalista de Grand Slam desde Maria Esther Bueno, Bia Haddad Maia teve mais uma grande conquista em sua carreira. Na manhã deste domingo, a brasileira de 27 anos venceu a tenista chinesa Qinwen Zheng por 2 sets a 0 (com parciais de 7/6 e 7/6), em 2h50 de partida, e se sagrou campeão do WTA Elite Trophy, em Zhuhai, na China.

O WTA Elite Trophy é um torneio que reune as 11 jogadoras que não se classificaram para o WTA Finals — competição que abrange as oito melhores colocadas no ranking WTA — e mais uma convidada, em formato de grupos e finais. O torneio serve como uma oportunidade para a tenista se aproximar do top 10 no final da temporada.

A brasileira fechou sua campanha no WTA Elite Trophy com quatro vitórias, todas em dois sets. Ela derrotou Madison Keys (11ª no ranking), Caroline Garcia (20ª), Daria Kasatkina (17ª) e Qinwen Zheng (18ª). Com o título, Bia Haddad faturou o valor de 605 mil dólares (cerca de R$ 3 milhões) em premiação.

No primeiro set da partida deste domingo, a brasileira correu atrás do placar e venceu um longo tie-break após 1h25 de parcial. Bia Haddad foi a primeira a ser quebrada e viu sua adversária abrir 4-2 no placar, mas, apesar da desvantagem, ela venceu os três games seguintes e, sem mais nenhuma quebra, a definição foi ao tie-break, onde terminou 13-11 para a brasileira.

Por outro lado, Bia Haddad, no set seguinte, saiu na frente e chegou a liderar o placar por 3/1, mas viu Zheng devolver uma quebra e ensaiar uma reação. Com as duas tenistas confirmando seus saques, o jogo novamente foi definido no tie-break, onde a paulistana saiu atrás perdendo por 2/0, mas aproveitou uma dupla falta e dois erros da rival para fazer quatro pontos seguidos e caminhar a passos largos para fechar em 7-4.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros