Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense terça, 07 de maio de 2024

TEMPO: FRIO EM BRASÍLIA VAI CONTINUAR ATÉ QUARTA-FEIRA

Frio em Brasília vai continuar até quarta; veja previsão

Como é comum para o mês de maio, que tem fortes características do outono, as temperaturas tendem a cair durante o anoitecer e ao longo das madrugadas. A partir da segunda metade da semana, o ar fica mais seco e quente

 
Brasilienses tiraram agasalhos dos armários. Nesta semana, a previsão é de temperaturas entre 17ºC e 30ºC -  (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
Brasilienses tiraram agasalhos dos armários. Nesta semana, a previsão é de temperaturas entre 17ºC e 30ºC - (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

O frio pegou os brasilienses de surpresa ontem de manhã, mas ele ainda não veio para ficar. A meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Deise Morais explica que a sensação térmica será amena até esta quarta-feira (8/5), devido a dois a fatores: rajadas de vento e presença de nuvens em baixa altitude. "Ainda estamos no outono, uma estação de transição em que é comum a variação entre as características do inverno e do verão, ou seja, com as manhãs de sensação mais fria, por conta do vento forte e da umidade mais elevada, e as tardes com aumento de temperatura e diminuição da umidade", destaca.

Deise ressalta que a amplitude térmica esperada para a semana (diferença entre as temperaturas máxima e mínima registradas em um período) está dentro do esperado para a estação. Na segunda-feira, por exemplo, além das rajadas de vento a 20km/h, a oscilação da umidade do ar foi outra caraterística que influenciou na sensação térmica de frio. A umidade atingiu 95% pela manhã e caiu, ao longo da tarde, até atingir o nível mínimo, de cerca de 40%. 

Mas, então, por que houve essa diferença tão grande de sensação térmica entre o fim de semana e os primeiros dias úteis? A resposta está em uma variação do sistema meteorológico. Até domingo, conforme observa a especialista, predominou na capital federal uma massa de ar quente e seca e um sistema de alta pressão. "O sistema de alta pressão tem uma circulação anti-horária que, em médios e altos níveis atmosféricos, inibe a formação de nebulosidade, desfavorece a chuva e influencia na radiação solar, que acaba incidindo mais diretamente na atmosfera", detalha.

É por isso que houve tempo aberto no fim de semana e sensação de clima ameno no cair da noite, porque quando não há nebulosidade no céu, o calor se dissipa rapidamente assim que o sol se põe. Esse efeito é chamado, na meteorologia, de perda radiativa noturna, muito comum no outono.

Massa de ar

Naiane Araujo, meteorologista do Inmet, afirma que, desde ontem, as condições do tempo mudaram devido à maior influência de ventos úmidos vindos do leste do Brasil. "Isso favorece o aumento de nuvens e dias mais ventosos, que dão a sensação de um dia mais fresco", complementou. 

O vento e a umidade são fatores que influenciam tanto a sensação térmica — ontem pareceu estar mais frio do que domingo, mesmo que não houvesse queda de temperatura real. Enquanto no domingo a temperatura mínima registrada foi de 14,7°C, na estação meteorológica do Gama, na segunda-feira, a temperatura mais baixa foi de 16,7°C, no Paranoá. 

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros