Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense quarta, 14 de setembro de 2022

TEMPO EM BRASÍLIA: BRASÍLIA ESTÁ EM ALERTA AMARELO POR RISCO DE FORTE ONDA DE CALOR

 

Brasília está em alerta amarelo por risco de forte onda de calor

O aviso do Inmet aponta para leve risco à saúde, devido a temperatura 5ºC acima da média por período de 2 até 3 dias. O alerta termina hoje, às 16h

EH
Edis Henrique Peres
postado em 14/09/2022 10:38 / atualizado em 14/09/2022 10:49
 
 
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

O Distrito Federal está sob aviso de alerta amarelo devido a forte onda de calor que atinge a região central do país. O aviso emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) se deve ao risco à saúde devido a temperatura em torno de 5ºC acima da média esperada para o mês por um período de 2 a 3 dias.

A umidade relativa do ar varia ao longo do dia. “O máximo será de 70%, mas no horário mais quente da tarde, deve cair para até 10%”, alerta Heráclio. A temperatura se mantém sem grandes alterações ao longo da semana.

A boa notícia para quem não aguenta mais as altas temperaturas é que a onda de calor começa a perder força depois de hoje. "Mas a baixa umidade continua. Entre sexta e sábado, com o alívio relacionado a umidade, há chance de alguma chuva isolada, um crescimento da nebulosidade e um alívio na temperatura, que deve ficar entre 32ºC e 33ºC de máxima”, afirma.

  • Manter uma boa hidratação (água, sucos naturais, água de coco, etc). Sugerimos portar sempre que possível uma garrafa para reposição de líquidos.
  • Umedecer periodicamente as narinas e os olhos com soro fisiológico.
  • Utilizar hidratantes labiais e cremes corporais para evitar ressecamento.
  • Utilizar umidificador, baldes ou bacias com água ou panos molhados para elevar a umidade do ar em casa.
  • Manter a adequada limpeza dos ambientes, evitando acúmulo de pó e favorecimento de ácaros e fungos, a fim de reduzir crises alérgicas.
  • Dar especial atenção às crianças e idosos, monitorando principalmente a questão de hidratação e doenças respiratórias.
  • Reduzir ou suspender, se possível, as atividades físicas nos períodos mais quentes do dia.
  • Dar preferência a refeições leves.
  • Usar roupas leves, chapéu ou boné.

Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros