Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense domingo, 19 de maio de 2019

TECNOLOGIA: SECRETÁRIA A UM CLIQUE DE DISTÂNCIA

 


TECNOLOGIA
 
 
Secretária a um clique de distância
 
 
A revolução digital também chegou a essa carreira. Há profissionais de secretariado que atendem clientes remotamente. Conheça as vantagens e as desvantagens da modalidade

 

Eduarda Esposito *

Publicação: 19/05/2019 04:00

 

 

"Executo serviços virtuais nas áreas administrativa, financeira, comercial, pessoal... Eventualmente, há algum trabalho de forma presencial. Atuo com plano de trabalho pontual, por pacote com várias atividades, conforme a demanda e prazo definido e negociado com o cliente" Ana Cartaxo Bandeira de Melo, economista aposentada e secretária remota

 

 

Atender telefonemas, agendar encontros e reuniões, administrar e-mails, compra de passagens... Essas são típicas tarefas que fazem parte da rotina de uma secretária ou assistente. A imagem que se tem desse tipo de profissional é a de alguém que fica presencialmente na empresa, em geral, atendendo a um patrão exclusivo. No entanto, a tecnologia tem modernizado o ramo, o que abre possibilidades para o trabalho a distância, atendendo a vários clientes dos mais diferentes lugares. Isso mesmo! É possível que um trabalhador de secretariado desempenhe atividades da própria casa ou de um escritório central. A secretária virtual, remota ou compartilhada é realidade em muitas empresas do país, inclusive na capital federal. As principais atividades desenvolvidas são nas áreas administrativa, financeira e comercial. Há autônomos do setor que cobram por hora.

Para Luciano Maia, diretor da regional Centro-Oeste da Consultoria Lee Hecht Harrison (LHH), essa é uma tendência natural. Ele explica que o serviço remoto teve início nos anos 1960, nos Estados Unidos, chegando ao Brasil na década de 1980, com os famosos deliveries de comida, serviço de entrega em casa. “Os primeiros trabalhos do tipo se ampliaram e, com a consolidação da internet, na virada do século 21, o mundo digital permitiu a multiplicação das atividades a distância. Então, eu diria que a secretária virtual é uma evolução de um fenômeno que vinha acontecendo”, afirma. Para muitos trabalhadores do setor, essa foi uma oportunidade encontrada para atuar de forma autônoma ou abrir o próprio negócio.

 

"Os primeiros trabalhos remotos se ampliaram e, com a consolidação da internet, na virada do século 21, o mundo digital permitiu a multiplicação das atividades a distância. Então, eu diria que a secretária virtual é uma evolução de um fenômeno que vinha acontecendo" Luciano Maia, diretor da regional da consultoria LHH

 


Essa foi a opção de Ana Cartaxo Bandeira de Melo, 65 anos, que viu, na tecnologia, um atalho para usar o secretariado a fim de aumentar a renda de maneira flexível. Aposentada desde 2016, Ana pesquisou atividades que pudessem lhe proporcionar trabalhar de casa. Foi assim que ela conheceu a carreira de secretária remota. Ela resolveu atuar na área, formalizando-se como microempreendedora individual (MEI). Foi assim que a economista formada pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), com 30 anos de experiência na área financeira trabalhando para o Governo Federal, iniciativa privada e ONGs, encontrou uma nova carreira após a aposentadoria.

“Executo serviços virtuais nas áreas administrativa, financeira, comercial, pessoal... Eventualmente, há algum trabalho de forma presencial. Atuo com plano de trabalho pontual, por pacote com várias atividades, conforme a demanda e prazo definido e negociado com o cliente”, conta. O público é formado, principalmente, por pequenas e médias empresas, profissionais liberais e pessoas físicas. Apesar de já haver adesão, há barreiras. “Em Brasília, esse serviço ainda é muito incipiente. A maior dificuldade que encontro é na prospecção de cliente. Assim, é complicado manter uma renda estável. Há ainda falta de conhecimento e até mesmo desconfiança do mercado local com relação a essa modalidade de prestação de serviço”, diz.
 

"Já tinha trabalhado como secretária, mas queria liberdade para empreender, e o trabalho remoto permitiu isso%u201D Nayara da Silva Miranda, graduada em secretariado executivo

 


Perfil apropriado

 

Por esses e outros obstáculos, Luciano Maia alerta que nem todos têm aptidão para trabalhar com secretariado remoto. “O profissional tem que fazer uma crítica baseada no autoconhecimento e concluir se tem perfil de trabalhar de casa ou de estar inserido em um escritório”, comenta. “Quem quer trabalhar remotamente tem que ter muita disciplina porque, se não tiver, não saberá separar o que é tempo de trabalho e tempo de lazer”, observa. Nayara da Silva Miranda, 29, formada em secretariado executivo, conheceu o ramo pela internet e se interessou pela possibilidade de empreender. “Já tinha trabalhado como secretária, mas queria liberdade para empreender, e o trabalho remoto permitiu isso”, conta. Para conseguir levar a profissão adiante, Nayara sentiu a necessidade de se tornar mais organizada.

“O meu cotidiano exige organização e atenção, pois preciso rever e checar as demandas, diariamente. Estabeleci horários específicos para não me perder nem prejudicar o funcionamento da minha empresa”, explica. “Os benefícios de trabalhar na área estão em prestar os serviços e conhecer outras empresas e pessoas, trabalhar em todos os lugares, seja em casa, seja em um coworking”, elenca. “Dependendo das demandas dos clientes, você pode trabalhar em um determinado horário e, durante o dia, fazer alguma atividade que não poderia ser feita caso estivesse contratado em um local fixo.” Com relação a desvantagens, ela concorda com Ana Cartaxo: o obstáculo é demonstrar e convencer o público de que o secretariado remoto pode ser benéfico para todos. Porém Nayara permanece otimista. “O trabalho remoto está atingindo vários segmentos no mercado, e era apenas uma questão de tempo até a secretária também fazer parte desse movimento”, afirma.

 

"Descobri, por meio de pesquisas e grupos, que o home office é uma das formas de trabalhar que proporciona benefícios como flexibilidade, a possibilidade de ser autônomo, atender a vários clientes, entre outros.%u201D Helda Alves Brito, estudante de secretariado executivo

 


Qualidade de vida
Foi para priorizar a família que Roberta Reis Soares, 39, se tornou uma secretária virtual. Tudo começou no antigo emprego com uma dica do ex-chefe. “Ele propôs que eu trabalhasse virtualmente”, explica. Formada em contabilidade, ela trabalhou por oito anos na área, mas, agora, prefere as vantagens do secretariado remoto. “Eu tenho mais contato com meus filhos e a família, ganhei qualidade de vida”, afirma. No entanto, trabalhar em casa exige pulso firme.

“Disciplina é a palavra-chave para levar tudo adiante. Se você não acordar com meta diária, não consegue progredir. As pessoas acham que trabalhar em casa é uma forma de burlar o serviço. Pelo contrário, nossa responsabilidade é maior ainda para conciliar as tarefas do lar e do emprego”, enfatiza Roberta. A secretária explica como funciona o trabalho remotamente. “É o mesmo como se estivesse dentro do escritório, o ambiente é que muda. Todos os documentos são compartilhados, tenho uma estrutura pequena que estou adequando com o tempo. Nem sempre trabalho em casa, às vezes, vou para algum coworking”, conta. 

Estudando a área

 

A estudante do quinto semestre de secretariado executivo bilíngue no Centro Universitário Projeção (UniProjeção) Helda, 39, ainda não trabalha na área, mas afirma que está de olho na nova vertente da profissão. “Faço cursos de capacitação nessa área por saber que tem se tornado uma realidade crescente no mercado de trabalho, não só no secretariado, mas em outras profissões também”, comenta. “Descobri, por meio de pesquisas e grupos, que o home office é uma das formas de trabalhar que proporciona benefícios como flexibilidade, a possibilidade de ser autônomo, atender a vários clientes, entre outros.”



*Estagiária sob supervisão da subeditora Ana Paula Lisboa

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