RIO — Prato tipicamente francês, o chef Rafael Gomes recomenda o uso da carne de wagyu, mais marmorizada, portanto mais macia. As frutas são adocicadas, mas a acidez equilibra o sabor delas. Gomes está à frente do restaurante Itaoca , cuja filial brasileira ele inaugurou há cerca de um mês no VillageMall , na Barra. O primeiro estabelecimento, ele abriu em Paris, em 2018. Também no ano passado, o Guia Michelin incluiu seu restaurante na lista das nove casas parisienses com melhor custo-benefício.
Tartar de carne (4 porções)
Ingredientes: 500g de carne wagyu sem gordura; 1 cebola roxa; 30ml de azeite 1 maço de cebolinha, 100g de queijo parmesão; 4 morangos, 8 amoras; 12 mirtilos, 100g de rúcula; vinagre balsâmico a gosto; sal a gosto; pimenta-do-reino a gosto.
Modo de preparo:
1. Corte a carne, a cebola e a cebolinha em pedaços bem pequenos. Depois misture em um bowl, adicionando um pouco de azeite, sal e pimenta-do-reino.
2. Corte as frutas vermelhas em diferentes formatos. Usando um fatiador de legumes, corte o parmesão em fatias bem finas.
3. Ao empratar, tempere as frutas com o vinagre balsâmico e o azeite e misture com as lascas de parmesão. O tartar pode ser acompanhado de torradinhas.