Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense quinta, 03 de junho de 2021

TALISMÃ CANARINHO: COMO O MANÉ GARRINCHA ROUBOU A CENA

Jornal Impresso

Talismã canarinho
 
Conmebol confirma abertura entre Brasil e Venezuela no Mané, endereço da estreia da Seleção em dois títulos recentes. Primeiro duelo seria Argentina x Chile, que reabrem hoje as Eliminatórias em arena prejudicada por mudança

 

MARCOS PAULO LIMA

Publicação: 03/06/2021 04:00

 (Reprodução)  
 
AConmebol confirmou no início da noite de ontem o que o Correio antecipou no blog Drible de Corpo na tarde de quarta-feira: o duelo entre Brasil e Venezuela abrirá a Copa América no próximo sábado, dia 13, às 18h, no Mané Garrincha. Houve articulação forte nos bastidores durante a confecção da tabela para que Brasília recebesse não somente um, mas oito jogos : cinco na primeira fase e três no mata-mata: quartas de final, semi e decisão do terceiro lugar (leia calendário oficial ao lado). A final está confirmada para o Maracanã, no Rio de Janeiro, em 10 de julho. a Cidade Maravilhosa também terá como palco o Nilton Santos (7 jogos)  Olímpico, em Goiânia (7) e Arena Pantanal, em Cuiabá (5). 
 
O Mané Garrincha é uma espécie de talismã da Seleção. O tetra da Copa das Confederações começou lá, em 2013, com vitória sobre o Japão. A campanha da inédita medalha nos Jogos Olímpicos do Rio-2016, também, no empate sob vaias contra a África do Sul.  
 
O primeiro calendário da Copa América, que seria na Argentina e na Colômbia, e mudou de mala e cuia para solo verde-amarelo devido à crise sanitária e política nos ex-anfitriões, apontava o duelo entre Argentina e Chile como primeiro jogo da competição continental. Coincidentemente, as duas seleções duelarão, hoje, às 21h, no Estádio Único de Santiago del Ester, mas pela sétima rodada das Eliminatórias para a Copa do Qatar-2022. 
 
A arena, localizada no norte do país, é um dos símbolos do prejuízo argentino diante do cancelamento da Copa América lá. Foi construída para a competição. Valor do investimento: 1,5 bilhão de pesos (cerca de R$ 94 milhões). Resumindo os tempos insanos: é proibido ter Copa América na Argentina, mas a bola pode rolar numa boa pelas Eliminatórias.
 
Na Colômbia também! A oitava rodada é ainda mais curiosa. Impedidas de receber a Copa América por questões sanitárias e políticas, Colômbia e Argentina duelarão em... Barranquilla na terça-feira, pelas Eliminatórias justamente onde o Brasil estrearia  contra a Venezuela no torneio. 
 
Em meio a desarranjos e rearranjos, o Correio apurou que a Conmebol achou simpática uma sugestão nos bastidores para ceder ao Brasil o direito de inaugurar a 47ª edição da Copa América, o que está confirmado. 
 
Curiosamente, o Brasil receberia a Venezuela, no Mané Garrincha, em novembro do ano passado, pelas Eliminatórias. A CBF vetou. A Comissão Nacional de Inspeção de Estádios (CNIE), órgão da Diretoria de Competições da entidade, deu nota 6,1 para o gramado do Mané Garrincha em uma vistoria. Consequentemente, Brasília perdeu o direito de receber a partida. O jogo foi levado para o Morumbi, em São Paulo. Na época, a casa tricolor obteve menção 9,5. Seis meses depois, o Mané é a bola de segurança. 
 
A prioridade da Conmebol nas últimas 72 horas era tabela, estádios e protocolos desde que o torneio foi oficializado pelo presidente Jair Bolsonaro. 
 
Não será a primeira vez que o Brasil abrirá uma competição internacional no novo Mané Garrincha. Em 2013, o Brasil derrotou o Japão por 3 x 0 na largada para a conquista do tetracampeonato na Copa das Confederações. Três anos depois, a campanha da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio-2016 também começou na capital do país. O Brasil empatou por 0 x 0 com a África do Sul no jogo principal da rodada dupla.
 
Pelo menos quatro locais estão cotados para servirem como centros de treinamento e de apoio para o Brasil e as outras seis seleções que passaram pelo Distrito Federal: o Centro de Capacitação Física dos Bombeiros (Cecaf), no Setor Polícial Sul, o Centro de Treinamentos do Brasiliense, no Setor de Clubes Sul, o Ninho do Periquito, do Gama, e o do Real Brasília, no Park Way. 


Eliminatórias

  P J V SG
1. Brasil 12 4 4 10
2. Argentina 10 4 3 4
3. Equador 9 4 3 7
4. Uruguai 6 4 2 0
5. Paraguai* 6 4 1 1
6. Chile 4 4 1 0
7. Colômbia 4 4 1 -5
8. Venezuela 3 4 1 -4
9. Peru 1 4 0 -6
10. Bolívia 1 4 0 -7


7ª rodada

Hoje
17h Bolívia x Venezuela
19h Uruguai x Paraguai
21h Argentina x Chile
23h Peru x Colômbia
 
Amanhã
21h30 Brasil x Equador


8ª rodada

Terça-feira
18h Equador x Peru
19h30 Venezuela x Uruguai
20h Colômbia x Argentina
21h30 Paraguai x Brasil
22h30 Chile x Bolívia

Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros