TABUADA E CALCULAR: HISTÓRIA CURIOSA
A palavra tabuada vem de tábua. Daí o u. Na Grécia antiga, usavam-se tábuas de argila ou pedra para fazer cálculos. Elas funcionavam como gabaritos para tornar mais rápidas as transações comerciais. Pitágoras, filósofo e matemático grego do século VI a.C., criou uma tabela que permite efetuar as operações de multiplicação da tabuada tradicional. O Museu do Cairo guarda um exemplar da invenção, escrita numa tábua.
Hipérbole? Trata-se de figura de linguagem que se caracteriza pelo exagero. É o caso de chorar rios de lágrimas, tomar baldes de florais, mover céus e terras.
A greguinha hidro deita e rola na nossa língua de todos os dias. Sempre que aparece – e como aparece – quer dizer água. É o caso de hidroavião (avião que pousa na água), hidrofobia (aversão à água), hidroginástica (ginástica na água), hidromassagem (massagem na água). E por aí vai. Hidro pede hífen quando seguido de h ou o. No mais, é tudo junto: hidro-herderita.
Hem? Hein? A interjeição tem as duas grafias. Você escolhe.
Haver e a ver soam do mesmo jeitinho. Mas não se conhecem nem de elevador. Como não confundi-los? Faça o jogo do troca-troca. Se for substituível por que, a ver pede passagem. Caso contrário, é a vez de haver: Este caso não tem nada a ver (que ver) com aquele. Minha história tem tudo a ver (que ver) com a de Paulo. Vai haver expediente.
O dinheirinho escondido que ninguém declara? Ele tem um nome e duas grafias: caixa dois ou caixa 2.
Vai indicar a caixa postal? Abra os olhos para dois itens. Um: o número dispensa a vírgula. O outro: quando acompanhado de número, vira nome próprio. Escreve-se com as iniciais grandonas: Não encontrei a caixa postal. Caixa Postal 95.
Atenção, marinheiros de muitas viagens. Nesta alegre Pindorama, fala-se português. Por isso, a abreviatura não suporta dois pontos (2:15), coisa de gringo. Aqui a redução segue regras próprias. É sem-sem-sem — sem plural, sem espaço e sem ponto: 5h, 5h10, 5h10min40.
Milhão é substantivo. Masculino convicto, não muda de sexo nem com reza braba. Como qualquer substantivo, obriga o numeral a concordar com ele: dois alunos, duas alunas; um milhão de pessoas, dois milhões de pessoas. Foram processados mais de dois milhões de declarações do Imposto de Renda. Milhar, bilhão, trilhão e outros ões são irmãos gêmeos de milhão. Invejosos, funcionam do mesmo jeitinho.
No mundo do corre-corre, queremos textos curtos, precisos e prazerosos. Rapidez de leitura fisga. Facilidade também. É impossível gravar fileirinhas de algarismos. Que tal amaciar a vida do leitor?1. Separe por ponto as classes: 4.316, 1.324.728. Exceção? Só uma. As datas dispensam o ponto. Xô! Melhor: 1500, 1994, 2005, 2018. 2. Só faça aproximação com números redondos: cerca de 300 pessoas.