Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Estadão segunda, 13 de fevereiro de 2023

SUL-AMERICANO SUB-20: BRASIL VENCE URUGUAI E CONQUISTA O TÍTULO

 

Com dois gols no fim e confusão, Brasil vence Uruguai e conquista o Sul-Americano Sub-20

Brazil's Andrey Dos Santos, center, celebrates with teammates after scoring his side's opening goal against Uruguay during a South America U-20 soccer match in Bogota, Colombia, Sunday, Feb. 12, 2023. (AP Photo/Fernando Vergara). Foto: Fernando Vergara/AP

Foto: Fernando Vergara/AP

Por Paulo Chacon

12/02/2023 | 22h38Atualização: 12/02/2023 | 23h07

Andrey e Pedrinho marcam no segundo tempo e seleção volta a conquistar o Continental depois de 12 anos

 

Brasil é o novo campeão do Sul-Americano sub-20. Na última rodada do hexagonal final, a seleção brasileira contou com um gol de Andrey, eleito o melhor da decisão, e outro de Pedrinho para vencer o Uruguai por 2 a 0 e conquistar o Continental.

Com o triunfo, o Brasil fechou o hexagonal em primeiro, com 13 pontos após quatro vitórias e um empate. Superado pelo Brasil, o Uruguai perdeu a invencibilidade e caiu para segundo, com 12 pontos, na frente da Colômbia, com 10. A última vaga do continente no Mundial da Indonésia, em maio, ficou com o Equador, que fechou com quatro pontos.

 

No primeiro tempo, as duas seleções não foram bem. Podendo empatar para ser campeão, o Uruguai ficou quase todo o tempo esperando o Brasil no campo de defesa. Desta forma, o duelo acabou arrastado durante os 45 primeiros minutos e o confronto foi para o intervalo empatado sem gols.

Na segunda etapa, o duelo mudou de cara. Acelerando a troca de passes e ocupando o campo de ataque durante a maior parte do tempo, o Brasil passou a ter o domínio das jogadas. Com Vitor Roque, Geovane e Biro, a seleção passou a incomodar mais e conseguiu uma bola na trave em finalização de Biro, aos 12 minutos. Já era uma mostra de que o Uruguai teria mais problemas.

O brasileiro Giovane e o uruguaio Mathias De Ritis disputam a bola na final Sul-Americano Sub-20.  Foto: Fernando Vergara / AP

Como resposta, o rival assustou o goleiro Mycael em dois ataques rápidos e conseguiu equilibrar as ações. Na parte final da disputa, os brasileiros passaram a se lançar ainda mais para o ataque e os uruguaios começaram a aproveitar os espaços vazios nos contragolpes. Era jogo mais franco, aberto e sem previsão de quem seria o campeão.

Mesmo assim, os brasileiros passaram a jogar contra o relógio e o Uruguai começou a valorizar toda parada. Contudo, na base da pressão, o Brasil chegou ao gol. Aos 38 minutos, Kaique fez a jogada individual pela esquerda, cruzou e Andrey apareceu na segunda trave para tocar de cabeça e abrir o placar.

Nos minutos finais, o Uruguai buscou uma pressão e acabou parando na defesa da seleção brasileira. A equipe de Ramon Menezes era mais eficaz e acabou fazendo o segundo. Em um contra-ataque, após toda a equipe uruguaia estar na frente, em busca do empate, Pedrinho recebeu livre, passou pelo goleiro que estava no meio de campo e finalizou para fazer 2 a 0. A conquista do Sul-Americano foi confirmada após 12 anos.

Após o apito final, o Uruguai partiu para a confusão e Douglas recebeu o cartão vermelho pelo lado do Brasil. Além disso, as duas comissões técnicas e o policiamento precisaram entrar em campo para evitar o pior.

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros