Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Estadão quarta, 24 de maio de 2023

SUL-AMERICANA: SÃO PAULO VENCE PUERTO CABELLO POR 2 A 0

 

São Paulo usa reservas e conta com falha do goleiro para vencer Puerto Cabello na Sul-Americana

 

AMDEP1797. PUERTO CABELLO (VENEZUELA), 23/05/2023.- Wellington Rato (d) de Sao Paulo celebra su gol hoy, en un partido de la Copa Sudamericana entre Puerto Cabello y Sao Paulo en el Polideportivo Misael Delgado en Puerto Cabello (Venezuela). EFE/ Rayner Peña

Foto: EFE/ Rayner Peña

 

Por Paulo Chacon

23/05/2023 | 23h22Atualização: 24/05/2023 | 01h09

Wellington Rato e Alisson marcam, time do Morumbi sofre na segunda etapa para confirmar a vitória e vaga nas oitavas de final fica mais próxima

O São Paulo venceu mais uma na Copa Sul-Americana. Com uma equipe quase que toda alternativa, o time do Morumbi contou com gols de Wellington Rato, com grande ajuda do goleiro, e Alisson para vencer o Puerto Cabello, por 2 a 0, na Venezuela. Com o triunfo, o time de Dorival mantém a invencibilidade na competição continental após quatro partidas, com três vitórias e um empate.

Com o resultado, o time paulista aumenta a série sem derrotas na temporada para 11 jogos e chega aos 10 pontos no grupo D da Copa Sul-Americana. Para se garantir nas oitavas, a equipe de Dorival Júnior precisa de uma vitória nas duas últimas partidas. Já o Puerto Cabello segue zero no grupo e está eliminado da competição. O time de Dorival Júnior volta a jogar no próximo sábado, 27, quando terá o Goiás pela frente, no estádio do Morumbi, pela oitava rodada do Brasileirão.

Com o time praticamente todo alternativo, o São Paulo começou lento. Apesar de ocupar o campo de ataque, a equipe não conseguia levar perigo ao gol de Romero e sofria muito com a demora na troca de passes. Aos poucos, o Puerto Cabello passou a tentar o ataque e assustou o time brasileiro.

 

São Paulo encaminhou a vaga no mata-mata da Sul-Americana após vitória fora de casa contra o Puerto Cabello

São Paulo encaminhou a vaga no mata-mata da Sul-Americana após vitória fora de casa contra o Puerto Cabello  Foto: EFE/ Rayner Peña

Após jogada pela direita, Lugo arriscou de fora da área e parou na trave do goleiro Rafael. Depois do susto, o São Paulo voltou a ter o controle das ações e abriu o placar. Aos 28 minutos, Wellington Rato cobrou falta, o goleiro Romero ajudou e o placar foi aberto. Depois do primeiro gol, a partida voltou a ficar com o ritmo muito fraco, sem que as duas equipes chegassem com perigo ao ataque, e o primeiro tempo se encerrou com vantagem brasileira.

No início do segundo tempo, o Puerto Cabello foi melhor. Usando e abusando das jogadas pelo lado, os donos da casa assustaram o time brasileiro em três oportunidades nos primeiros 10 minutos, fazendo o goleiro Rafael e a defesa do São Paulo trabalhar.

 

Com a entrada de Calleri e Pablo Maia, que costumam ser titulares no time de Dorival Júnior, o time do Morumbi voltou a ter a bola e controlou o ímpeto dos venezuelanos. O Puerto Cabello buscou uma pressão nos minutos finais, na base dos cruzamentos na área, e a defesa brasileira se manteve bem postada. Nos acréscimos, o time brasileiro aproveitou um bom contra-ataque e Alisson marcou, fazendo 2 a 0 e definindo o placar.

PUERTO CABELLO X SÃO PAULO

PUERTO CABELLO: Romero, Rivero, Peraza, Le Hoz e Osio; Granados, Colina (Zuma), Ayne e Pérez; Lugo e Hernandéz (Stephens). Técnico: Noel Sanvicente

SÃO PAULO: Rafael, Raí Ramos, Diego Costa, Alan Franco e Patryck; Luan (Pablo Maia), Rodriguinho (Alisson), Wellington Rato (Calleri) e Michel Araújo; Juan e Marcos Paulo (Luciano). Técnico: Dorival Júnior.

GOLS: Wellington Rato, aos 28 minutos do primeiro tempo, e Alisson, aos 49 minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO: Bryan Loayza (Equador).

AMARELO: Alan Franco, Marcos Paulo, Pablo Maia, Pérez, Raí Ramos

 

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros