Coelhos, vacas e zebras invadiram a passarela do desfile de Stella McCartney na Semana de Moda de Paris nesta segunda-feira (2). Mas não eram animais de verdade e, sim, modelos vestidas com chamativas fantasias. A ideia era chamar a atenção e fazer um protesto contra o uso de peles e a crueldade como animais no mundo da moda.
A estilista, que é uma voz conhecida no movimento cruelty free, usou seu último desfile para colocar sua opinião. Dias atrás ela já vinha postando em seu Instagram desenho animados de diferentes animais criticando seu uso na moda.
A marca Stella McCartney já declarou abertamente que não utiliza couros, penas ou peles em seus designs desde 2001. Segundo a empresa, 75% da coleção desta temporada foi composta de materiais ecológicos.
"[E] um casaco de pele tem um impacto muito maior no meio ambiente do que um casaco de pele falsa por muitas e muitas razões", disse McCartney em uma entrevista em 2019 à revista Vogue americana. "Um deles é a crueldade animal, com a qual ninguém parece se importar ou querer falar, mas, em minha opinião, é uma parte importante da conversa".