Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Estadão sábado, 16 de maio de 2020

SOPA RÚSTICA DE TOMATE ASSADO

 

Sopa rústica de tomate assado

Muito fácil de fazer, essa receita é de uma simplicidade reconfortante, que a torna perfeita para uma noite fria

por Patrícia Ferraz
 
 Ninguém precisa saber cozinhar para fazer essa sopa. Ela não requer qualquer habilidade, além de cortar os tomates ao meio, descascar as cebolas e o alho. E é espetacular. OK, sou fã e posso estar exagerando no entusiasmo, mas ela é bem boa. Faça e tire a prova você mesmo.

 Sopa de tomates assados.

Sopa de tomates assados. Foto: Patrícia Ferraz/Estadão/Cerâmica Muriqui

Um pouco adocicada, um pouco ácida, encorpada, é de uma simplicidade reconfortante, o que a torna perfeita para uma noite fria. O único segredo é usar tomates bem maduros, que são menos ácidos e mais carnudos – a cenoura entra na receita para ajudar a reduzir a acidez. Se quiser caprichar, faça também algumas torradas com pesto de salsinha ou crocantes de presunto cru.

Preparo

1 - Corte os tomates ao meio no sentido vertical e ponha numa assadeira com a parte cortada virada para cima.
 
2 - Descasque as cebolas e corte-as ao meio; descasque os dentes de alho, mas deixe-os inteiros; descasque a cenoura e corte ao meio; distribua os três na assadeira com os tomates.
 
3 - Tempere com sal e pimenta, regue com azeite e leve ao forno preaquecido a 220°C. Asse os vegetais por aproximadamente 30 minutos, até estarem levemente tostados.
 
4 - Tire do forno, espere amornar e ponha os vegetais no liquidificador, ou no processador, junto do caldo vegetal ou de carne. Bata até obter um creme espesso – a textura fica irregular, o que confere o estilo rústico à sopa.
 
5 - Pesto de salsa: bata todos os ingredientes (exceto o pão) num processado e espalhe sobre a torrada.
 
6 - Crocante de presunto: forre o prato do micro-ondas com papel-toalha, ponha duas ou três fatias de presunto e cozinhe por uns 20 a 30 segundos. Tire do forno e espere esfriar e ficar crocante.
 
7 - Sirva a sopa quente, pura ou com os acompanhamentos. 

Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros