Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Espetáculos -Teatro, Cinema, Shows e Afins domingo, 30 de março de 2025

SONS DA DIÁSPORA CELEBRA DONA IVONE LARA (POSTAGEM DA LEITORA BÁRBARA DE ALENCAR)

"Sons da Diáspora" celebra Dona Ivone Lara com fim de semana musical

Projeto homenageia a Rainha do Samba e impulsiona a produção de artistas negras em Brasília.

 

 

A Casa Jasmim, na Asa Norte, será palco da "Semana Dona Ivone Lara", um tributo à renomada sambista, promovido pelo projeto "Sons da Diáspora". De 4 a 6 de abril, o evento gratuito reunirá renomadas artistas negras do Distrito Federal para interpretar os maiores sucessos da Rainha do Samba, celebrando seu aniversário e legado. O evento é gratuito, mediante retirada de ingressos no Sympla.

Criado pelo artista Jeff Brito e realizado pela Casa Jasmim, o projeto Sons da Diáspora tem como objetivo destacar e amplificar as vozes de artistas negros na Capital Federal. "Essa iniciativa nasceu de uma necessidade urgente. Como artista preto em Brasília, percebi a escassez de espaços dedicados à valorização da arte produzida por nossa comunidade. O projeto busca não apenas combater a falta de representatividade, mas também celebrar a nossa história e prestar homenagem a grandes nomes da música nacional", explica Brito.

A programação do Sons da Diáspora tem início sempre às 19h e vai homenagear a primeira mulher a integrar a ala de compositores de uma escola de samba, Dona Ivone Lara. Na sexta-feira, Ane Êoketu e Carol Nogueira sobem ao palco. Cris Pereira e Nãnan animam a noite com muito samba no sábado. Rayara Correia, Dara Alencar e Flor Furacão encerram a programação da primeira semana do projeto, no domingo.

Sobre o projeto
Com a missão de promover a produção musical de artistas negros e negras do Distrito Federal, o "Sons da Diáspora" vai além das homenagens. O projeto, que conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF, traça um elo entre passado e presente ao celebrar duas grandes referências da música brasileira: Dona Ivone Lara e Tim Maia.

A primeira edição é dedicada à Grande Dama do Samba, Dona Ivone Lara, cujo aniversário é comemorado em abril. Já em setembro, o projeto prestará tributo ao pioneiro do soul e funk brasileiros com a "Semana Tim Maia", trazendo artistas de destaque do DF.

Impacto social
O projeto "Sons da Diáspora" vai além da música e realizará oficinas de canto e yoga para mulheres em situação de violência atendida por instituições, promovendo o empoderamento e a inclusão social.

SERVIÇO:
Sons da Diáspora - Semana Dona Ivone Lara
Quando: De 04 a 06/04. De sexta-feira a domingo, a partir das 19h.

Onde: Casa Jasmin - SHCGN 716, bloco P, casa 30 - Asa Norte
Quanto: entrada franca, mediante retirada de ingresso no Sympla

PROGRAMAÇÃO:

Sexta 04/04
Ane Êoketu - 19hrs

Carol Nogueira - 20hrs

Sábado 05/04
Cris Pereira - 19hrs

Nãnan- 20hrs

Domingo 06/04
Rayara Correia - 19hrs

Dara Alencar - 20hrs
Flor Furacão - 21hrs

Músicos:
Percussão: Nathalia Marques

Bateria: Manga Batera
Violão: Félix Júnior


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros