Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo quinta, 31 de janeiro de 2019

SODAS ARTESANAIS

 

Sodas artesanais se espalham em versões ultrarefrescantes e ganham status de bebida do verão

A mistura de frutas, xaropes e água com gás virou hit entre os mocktails
 
 
Soda de elderflower com água de laranjeira e limão do Tortin, no Be+Co Foto: Leo Martins. Foodstylist: Lou Bittencourt / Agência O Globo
Soda de elderflower com água de laranjeira e limão do Tortin, no Be+Co Foto: Leo Martins.
Foodstylist: Lou Bittencourt / Agência O Globo
 
 

Neste verão, o mate ficou para trás no quesito bebida sem álcool mais pedida nos bares e restaurantes. No lugar dele, uma variedade enorme de copos geladinhos com misturas de xaropes e frutas, turbinadas com muito gelo e gás, conquistou o posto de bebida refrescante da vez. As sodas cariocas têm inspiração nas italianas, mas receberam releituras bem mais frescas. Até quem vai ter uma noite entre drinques pede uma para começar. Além de ser uma delícia, ela aplaca o calor em segundos e, depois, tudo fica bem mais gostoso.

 

Na nova casa de carnes do Leblon, a Heat Firehouse, o bartender Marcelo Emídio preparou três opções: de maçã verde com gengibre, de hibisco com hortelã e de frutas vermelhas. Foi como uma aposta, ele não imaginava que a soda viraria tão queridinha assim. Em pouco tempo de teste, Marcelo já percebe que até os sucos perderam espaço.

Soda de maçã verde com gengibre do Heat Firehouse Foto: Leo Martins. Foodstylist: Lou Bittencourt
Soda de maçã verde com gengibre do Heat Firehouse Foto: Leo Martins.
Foodstylist: Lou Bittencourt

— É realmente uma tendência. Vejo que a soda está se multiplicando nas casas da cidade. Eu já usava como ingrediente nos drinques (o Bourbon Love Potion, por exemplo, leva uísque, morangos, limão-siciliano e a soda de hibisco) , mas agora ela tem ganhado protagonismo e já estou pensando em uma carta só de sodas para todas as casas do grupo — conta o bartender, que assina ainda os drinques do Pici, Oia, L’Atelier Mimolette e Brasserie Mimolette. — Fazemos tudo na hora e usamos o cilindro de CO² para gaseificar a bebida. Quem for fazer em casa pode usar Club Soda ou água com gás, que fica quase igual.

Ah, ele conta mais um detalhe: quase toda soda vai bem com vodca ou gim, então vira uma bebida coringa nas festas. A dica é fazer uma jarra de soda bem gelada e deixar com que o convidado turbine com o álcool que preferir.

 
Soda de limão com canela, maçã verde e pimenta do Tortin, no Be+Co Foto: Leo Martins
Soda de limão com canela, maçã verde e pimenta do Tortin, no Be+Co Foto: Leo Martins

Tem quem já chame a soda “refrigerante da casa”, já que ela tomou o posto também dessas bebidas industrializadas. No Zazá Bistrô, em Ipanema, é servida uma opção feita com gengibre, xarope de tangerina e água gasosa.

— A soda artesanal é uma opção para matar aquela vontade de tomar refrigerante, sem o lado B do açúcar — opina Zazá Piereck.

No Tortin, bar do Be+Co, em Botafogo, são preparadas algumas versões: de morango com limão; de limão com canela, maçã verde e pimenta; e ainda de elderflower com água de laranjeira e limão. Todas criadas pelo mixologista Igor Renovato, que assina a carta dali.

— Eu aposto nas sodas como a bebida deste verão. Percebo um movimento bem forte ao redor delas na maioria dos bares. Elas se fortaleceram no embalo do crescimento dos mocktails, quando tivemos que criar drinques sem álcool tão bacanas quanto os alcoólicos. No Tortin, usamos água com gás nos preparos, o que só destaca que é possível fazer em casa sem ter muito trabalho — diz Igor.

No Zazá Bistrô é servido o feito com gengibre, xarope de tangerina e água gasosa. Foto: Leo Martins. Foodstylist: Lou Bittencourt
No Zazá Bistrô é servido o feito com gengibre, xarope de tangerina e água gasosa. Foto: Leo Martins
. Foodstylist: Lou Bittencourt

Além da água com gás, existem máquinas para preparos de refrigerantes caseiros bem legais para adquirir, bonitinhas e que podem tranquilamente dividir a bancada com a máquina de café. Um dos xaropes mais clássicos e fáceis de preparar no estilo home made é o que leva gengibre, açúcar e limão. Vai bem com tudo e já fica ótimo misturado com água com gás. Uma boa proporção é quatro partes de água com gás para uma de xarope servido em um copo com bastante gelo.

 

No Liga, bar em Botafogo, o bartender Laézio Lima prepara soda na frente do cliente. Tanto faz se será servida pura ou como um dos ingredientes de um drinque. Lá, há versões com todo o jeitão de soda italiana. A de grenadine com gengibre, bem vermelha, ou de Blue Curaçau com hortelã, superazul, fazem um efeito coloridão.

— Nós usamos frutas frescas para saborizar ainda mais. Uso muito maracujá, morango e tangerina — conta Laézio.

Fácil de fazer e delícia de beber.

Soda de de Blue Curaçau com hortelã do Liga Foto: Leo Martins. Foodstylist: Lou Bittencourt
Soda de de Blue Curaçau com hortelã do Liga Foto: Leo Martins. Foodstylist: Lou Bittencourt

 

 

RECEITAS PARA FAZER EM CASA

Xarope de gengibre:

Ingredientes: 
1 xícara de gengibre descascado e picado 
1 xícara de açúcar 
3 xícaras de água 
Modo de fazer: ferva todos os ingredientes até reduzir pela metade. Deixe esfriar. Coe e coloque na geladeira.

Soda de tangerina com gengibre

Ingredientes: 
200ml de Club Soda ou água com gás 
50ml suco de tangerina 
Suco de 1 cm de gengibre espremido 
5 cubos de gelo 
Modo de fazer: coloque as pedras de gelo em um copo. Adicione o suco de tangerina e gengibre. Finalize completando o copo com o Club Soda ou água com gás.

Soda de maçã verde e limão

Ingredientes: 
2 xícaras de água 
2 xícaras de açúcar 
4 maçãs verdes 
1 xícara de suco de limão 
Modo de fazer: leve o açúcar e a água em fogo baixo até o açúcar derreter. Deixe esfriar e junte o suco de limão. Inclua as maçãs cortadas em fatias fininhas e reserve em um vidro. O ideal é deixar essa mistura descansar por dois dias na geladeira. Depois, coloque no copo três colheres de sopa desse xarope e complete com gelo e água com gás.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros