Sobrinha de Roberta Close, a modelo Gabrielle Gambine estreará como atriz em "Verdades secretas" 2, série de Walcyr Carrasco com direção de Amora Mautner para o Globoplay. Assim como na vida real, sua personagem será transexual:
- Eu faço parte do elenco de apoio, mas está sendo desenvolvida uma personagem maior. Ela é uma modelo trans que trabalha na agência. Estou conhecendo gente genial e tendo trocas muito interessantes. Me sinto realizada.
Ela destaca a representatividade no elenco, que terá também atores orientais e negros:
Gabrielle, de 23 anos, conta que Roberta Close, irmã de seu pai, é uma grande referência. Ela fez muito sucesso nos anos 1980, conhecida como a primeira modelo trans a posar nua para a revista Playboy:
- Ela é um ícone da beleza e da moda. Também chegou a atuar. Sempre me inspirou muito.
Gabrielle começou a modelar com 17 anos e já fez campanhas de marcas de roupa e de cosméticos:
- Eu sou estudante da Escola de Belas Artes da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Desde que entrei, recebi convites de amigos que trabalhavam com fotografia e artes visuais. Fui descobrindo que podia trabalhar com isso. A transição de gênero veio junto, num processo natural. Foi muito interessante. Modelar me ajudou a me entender como uma pessoa bonita.
Ela diz que pretende conciliar a carreira de atriz com a de modelo. E foge de rótulos:
- As pessoas trans são muito vistas como as primeiras a fazer determinadas coisas. Por exemplo, a primeira trans a fazer "Malhação", a primeira médica trans etc. Me incomoda ser reduzida a isso. Sou atriz. O fato de sermos as primeiras é porque essa oportunidade ainda é muito recente. Mas com certeza não seremos as últimas.