Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Cícero Tavares - Crônicas e Comentários terça, 20 de agosto de 2024

SÍLVIO SANTOS (2024) – O ÍCONE DA COMUNICAÇÃO BRASILEIRA (CRÔNICA DO COLUNISTA CÍCERO TAVARES)

SÍLVIO SANTOS (2024) – O ÍCONE DA COMUNICAÇÃO BRASILEIRA

Cícero Tavares

Imagens de Sílvio Santos em três épocas diferentes

 

Encantou-se, no dia 17 de agosto de 2024, aos 93 anos, o maior comunicador do Brasil de todos os tempos: Sílvio Santos. O homem do sorriso, o homem do baú, o homem dos calouros, o homem do roletrando, o empreendedor, o influencer, o homem cantor – façanha essa que pouca gente conhece do homem que revolucionou a comunicação no Brasil, qual Charlie Chaplin nos Estados Unidos com a comédia.

Segundo afirma um dos melhores jornalistas e historiador da MPB, José Teles, no seu Site Teles Toques:

“Silvio Santos cantor é uma das suas facetas menos lembradas. Na época em que as marchinhas faziam a trilha do carnaval brasileiro, radialistas, apresentadores de TV aproveitavam para engordar o faturamento. A música para o carnaval era lançada pelo menos três meses antes da folia.

Dependendo de como fosse recebida pelo público rendia de direitos autorais o suficiente para o compositor não se preocupar com as finanças até o carnaval seguinte. Os comunicadores levavam vantagem sobre os cantores e cantoras porque muitas vezes tocavam eles mesmos o que gravaram em seus próprios programas.

Sílvio Santos estreou em 1965, com Índio Quer Dançar (Manoel Ferreira/Gentil Junior) num álbum de marchinhas, Carnaval Copa 66 (Copacabana). Daí em diante, todos os anos, ele gravou marchinhas. No ano seguinte dos mesmos autores lançou a Marcha do Barrigudinho. Foi assim até 1977, quando as marchinhas, com uma ou outra exceção não faziam mais sucessos nos clubes, nem no rádio. As gravadoras passaram a investir menos no gênero. Mas ele continuou a insistir nas marchinhas nos anos 80 e parou no início dos anos 90.

Mas nem tudo o que gravou foi para o carnaval. Em 1971, com selo Estúdio Silvio Santos Discos lançou um compacto com Samba do Corinthians (Manoel Ferreira/Gentil Junior), e Eu Queria Esquecer (Silvio Santos/Francisco Moraes), está ele declamando com um fundo musical. Silvio lançou dois LPs de música de meio de ano. O primeiro deles há 50 anos, Sílvio Santos e suas Colegas de Trabalho. O segundo em 1975 Show de Alegria, este com canções para datas comemorativas, São João, natal, carnaval, dia das mães, dos namorados e aniversários. O último é de 1994, um CD, com um repertório carnavalesco.”
Na comunicação, Sílvio Santos deixou um legado que só um gênio é capaz de fazê-lo.

As Melhores Músicas de Silvio Santos | Homenagem do Canal do Músico Ao Ícone da Televisão Brasileira

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros