Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Artistas e Artes sábado, 14 de dezembro de 2024

SÍLVIA BRUM APRESENTA EXPOSIÇÃO PERSONA (OSTAGEM DA LEITORA VANESSA FONTOURA)

Sílvia Brum apresenta exposição Persona

Com curadoria de Ana Zavadil, abertura será no dia 17 de dezembro no Museu de Arte do Paço - MAPA

A percepção das obras é marcada pela lentidão do tempo e do olhar investigativo que percorre a imagem para que ousemos desvelar o segredo das pinturas a óleo de Sílvia Brum. A artista apresentará a exposição Persona, com curadoria de Ana Zavadil, na terça-feira, 17 de dezembro, das 18h30 às 21h, no Museu de Arte do Paço - MAPA (Praça Montevideo, 10 - Centro Histórico). Nesta exposição, as pinturas são criadas com detalhamentos, incluindo luz, sombra e texturas – tão convincentes que parecem reais, assemelhando-se a fotografias.

Em Persona, Sílvia traz o hiper-realismo e faz questionar sobre a potência da imagem. Segundo Ana Zavadil, elas são elaboradas para representar mulheres de distintas regiões do mundo, com o intuito de enaltecê-las, dando-lhes poder e dignidade. “As personas de Sílvia Brum são ilusionistas, visto que o real se mistura ao imaginário, trazendo o espaço-tempo da obra para o espaço-tempo do observador, em que os limites entre o real e o ficcional falam de ausência e de presença na construção de sentido da obra”, explica a curadora.

A potencialidade da imagem criada resulta em uma pintura de muita qualidade visual e técnica, uma vez que um pincel muito pequeno é usado até gastar as cerdas sobre a pasta de modelar, essencial para as texturas.  São camadas construídas lentamente que exibem rostos perfeitos quebrados, rachaduras que exibem lacunas e alegorias escolhidas para representar o mundo de onde saem essas mulheres-personagens. “A exposição traz pinturas que abordam aspectos emocionais e sociais do universo feminino, em que os olhos, ponto importante da pintura e onde há uma dedicação extrema de riqueza e detalhes, olha-nos de volta. Os rostos que pinto são criados por mim, mas representam a realidade de muitas mulheres”, afirma Sílvia.

Com o apoio da prefeitura de Porto Alegre, a exposição estará disponível para visitação de 18 de dezembro até 13 de fevereiro de 2025, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, no Museu de Arte do Paço - MAPA.

Sobre Sílvia Brum

Sílvia Brum é natural de Porto Alegre, onde iniciou sua trajetória nas artes plásticas como pintora de retratos (década de 90). Após concluir sua formação em Arquitetura e Urbanismo pela UniRitter/ RS, cursou a oficina de pintura do Atelier Livre da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Durante o período em que morou em Paris (2005), estudou fotografia, interessando-se especialmente pelos detalhes revelados através do zoom de sua lente. A partir destas referências, suas telas crescem em escala e passam a incorporar essas novas informações, ganhando contornos hiper-realistas.

Atualmente dedica-se à pintura autoral, tendo a figura feminina como elemento central. Embora represente a figura humana de forma realista, seu objetivo não é criar uma obra de exatidão fotográfica, mas utilizar-se do realismo como ferramenta para dar vida aos seus personagens, especialmente aos olhos, que são o ponto focal de suas telas.

 

SERVIÇO

Exposição “Persona”

Abertura: 17 de dezembro, das 18h30 às 21h

Visitação: De 18 de dezembro a 13 de fevereiro de 2025

Horário: De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h

Local: Museu de Arte do Paço - MAPA (Praça Montevideo, 10 - Centro Histórico)

 

 



Sílvia Brum Fragmento Radix_MIX_PRINT_sRGB Caiapo_005_Fogra39

Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros