Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Dad Squarisi - Dicas de Português quinta, 24 de junho de 2021

SI E CONSIGO

 

Si e consigo

Publicado em Geral
 

 

O pronome si tem manhas. Ora aparece sozinho. Ora, acompanhado de preposição. Empregá-lo às vezes dá nó nos miolos. Sabe por quê? Muitos não sabem lidar com ele. É o seu caso? Antes de responder, faça o teste. Leia as frases com cuidado e assinale as que merecem nota dez:   a. Presidente, posso entrar? Preciso falar consigo. b. Dizem que louco é quem fala consigo mesmo. c. Separou-se da mulher e levou consigo tudo que lhe pertencia. d. Você trouxe alguma coisa consigo da praia?   E daí?

Escolheu b, c, d? Ótimo. Preferiu outra letra? Abra os olhos e arregace as mangas. Você precisa dar uma estudadinha no assunto. Comece agora.   Sozinho De cara lavada, sem enfeites ou acompanhantes, o si não apresenta problemas. Todo mundo acerta: Olhou para si e gostou do que viu. Falou de si mesmo durante mais de duas horasGosta de si mais que de todo mundo.   Acompanhado Quando acompanhado da preposição com, o si assume a forma consigo. Aí, todo o cuidado é pouco. Envaidecido, ele fica elitista. Só aceita ser empregado em função reflexiva. Complicado? Nem tanto.

É reflexivo o verbo cujo sujeito e objeto direto são os mesmos. Examine a frase:

Paulo feriu-se.

Quem feriu? O sujeito, Paulo. Quem foi ferido? O mesmo Paulo. Então, Paulo pratica e também sofre a ação de ferir. Ele fere e é ferido. Por isso o verbo, nessa oração, é reflexivo.   Voltando ao consigo. Ele é exclusivamente reflexivo. Só o use em relação ao próprio sujeito: O desvairado falava consigo mesmo. O fotógrafo não levou nada consigo. Levou consigo tudo que lhe pertencia.  É isso. Falar de si deixa a todos de bem consigo mesmos.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros