Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Carlito Lima - Histórias do Velho Capita terça, 07 de março de 2023

SEXTAS CLÁSSICAS EM JARAGUÁ (CRÔNICA DE CARLITO LIMA, COLUNISTA DO ALMANAQUE RAMUNDO FLORIANO)

 

Peço a permissão de meus queridos leitores para falar de um novo projeto a ser realizado a partir do próximo fim de semana, abertura dia 12 de novembro, SEXTAS CLÁSSICAS EM JARAGUÁ, até o dia 4 dezembro.

O Problema da educação no Brasil se estende à educação musical. Nas escolas pouco existe de estimulo e atividades extras classes para compor o aprendizado do aluno às letras e às artes. Para melhorar a educação no Brasil é necessário que as artes clássicas sejam conhecidas do grande público. A maioria das pessoas é estimulada a ouvir música de baixo nível. O projeto SEXTAS CLÁSSICAS EM JARAGUÁ oferecerá ao povo de Maceió música de qualidade, seja clássica, popular ou afro. Serão momentos de diversão, prazer e encantamento.

O evento deixará, sobretudo, um legado gigantesco e variado para toda população envolvida. E tem como objetivo maior contribuir efetivamente para uma melhor qualidade de vida do povo. Todos têm direito à cultura, à arte, ao lazer, a uma boa música. O projeto será realizado nas sextas e nos sábados na Praça Dois Leões no bairro histórico de Jaraguá. Prestigiando esse bairro de arquitetura barroca, belos prédios antigos, um patrimônio do povo de Maceió. A Primeira “Sexta Clássicas em Jaraguá” tem como homenageado o penedense RICARDO CRAVO ALDIN, o maior pesquisador e conhecedor da Música Popular Brasileira.

A seguir a programação:

Dia 12 Novembro (Sexta)

17:00 – Lançamento de livro e palestra do homenageado RICARDO CRAVO ALBIN, penedense, radicado no Rio, maior pesquisador e conhecedor da música brasileira: “A importância das Bandas Filarmônicas dos municípios na musicalidade do brasileiro” no Museu de Imagem e do Som – MISA – Jaraguá

18:00 – Escola de Samba Gaviões da Pajuçara.
19.00 – Abertura: Afro Caeté e Sax Elizaubo – Bolero de Ravel.
19:30 – Abertura solene do projeto com as autoridades presentes.
19:45 – Entrega do 17º Prêmio Notáveis da Cultura Alagoana 2020..
20:00 – Concerto Orquestra Filarmônica Aconchego.
21.30 – Cantata Tenor Dydha Lyra

Dia 13 Novembro (Sábado)

18:30 – Banda Pestalozi
19.30 – Banda Flor da Pescaria
20:30 – Samba da Periferia (Selma Brito)

Dia 19 Novembro (Sexta)

18:00 – Lançamento de livros da Editora Aletria no MISA
19.30 – Abertura: Afro Caeté e Sax Elizaubo – Bolero de Ravel.
20:00 – Concerto Quarteto Manguaba
21.30 – Cantata Os Três Tenores Alagoanos com Selma Brito

Dia 20 de Novembro (Sábado) – (Dia Nacional da Consciência Negra)

19.30 – Grupo Afro Dendê
20:30 – Grupo Afro Afoxé
21.30 – Grupo Afro Zumbi

Dia 26 Novembro (Sexta)

19.30 – Abertura: Afro Caeté e Sax Elizaubo – Bolero de Ravel.
20:00 – Concerto Banda da Guarda Municipal
21.30 – Concerto Orquestra Filarmônica Santa Cecília

Dia 27 Novembro (Sábado)

19.30 – Batuque Mundaú
20:30 –Grupo Coração de Mainha.

Dia 3 Dezembro (Sexta)

19.30 – Abertura: Afro Caeté e Sax Elizaubo – Bolero de Ravel.
20:00 – Concerto Camerata Ero Dictus
21.30 – Cantata – Soprano Elvira Rebelo

Dia 4 Dezembro (Sábado)

19.30 – Chorinho da Manguaba
21.00 – Bloco Pinto da Madrugada


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros