Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Agenda Cultural quinta, 09 de janeiro de 2025

SESC PAÇO DA LIBERDADE LANÇA EDITAL PARA APRESENTAÇÕES MUSICAIS EM 2025 (POSTAGEM DA LEITORA SÍLVIA BOCCHESE DE LIMA)

Sistema Fecomércio Sesc Senac PR

Sesc Paço da Liberdade lança edital para apresentações musicais em 2025

Estão abertas, até o dia 20 de janeiro, as inscrições do edital para seleção de propostas de apresentações musicais para o projeto Café e Sacada do Paço da Liberdade. Grupos, cantores e músicos de Curitiba e de todo o Brasil podem inscrever trabalhos autorais, ou ainda interpretação de canções de composição própria ou de outros artistas e compositores. A temática do edital é livre e os projetos podem ser dos mais variados gêneros da música brasileira e mundial, nas vertentes popular ou erudita, em formações instrumentais ou vocais, de releitura, resgate ou de preservação da memória musical.

Segundo o edital, cada proponente pode inscrever no máximo duas propostas musicais por inscrição e por CNPJ. Uma comissão de seleção avaliará os critérios de qualidade, relevância e singularidade artísticas. Serão selecionadas até 15 propostas musicais, sendo até dez contempladas e cinco como suplentes.

A divulgação dos resultados ocorrerá a partir do dia 27 de janeiro e o período de apresentações terá início em abril de 2025.

O edital completo está disponível em www.sescpr.com.br/editais/cultura e, para outras informações, entrar em contato por meio do telefone (41) 3234-4211 ou pelo e-mail relacionamento.pacodaliberdade@sescpr.com.br.

 

Sesc Paço da Liberdade

Localizado na Praça Generoso Marques, no Centro de Curitiba, a unidade Cultural Sesc Paço da Liberdade foi inaugurada em março de 2009. O prédio, que já havia abrigado as sedes dos governos executivo e legislativo da capital, sido sede do Museu Paranaense e tido outras ocupações ao longo de sua história, passou por um intenso e minucioso processo de restauro para preservar suas características arquitetônicas e construtivas originais. Depois de inaugurado, passou a abrigar uma unidade cultural do Sesc PR e um charmoso Café-escola do Senac PR. 

Não apenas o prédio foi restaurado, a história do local foi resgatada com as escavações no subsolo que revelaram o piso do antigo mercado municipal. O comércio do entorno, que foi formado principalmente no fim do século XVIII e início do século XX, e as construções que resistem até hoje também foram motivo de preocupação da entidade, que em parceria com o Sebrae/PR, desenvolveu o Programa de Revitalização de Espaços Comerciais. A ação conjunta deu tão certo que o projeto tornou-se modelo replicado em todo o país.

Hoje o Sesc Paço da Liberdade conta com uma biblioteca com mais de três mil títulos de diversas áreas que podem ser emprestados ou consultados no local; um centro de informação digital permitindo o acesso livre à internet; uma sala de exibição de filmes com programação constante e aberta a diversas experiências audiovisuais; espaço de artes preparado para receber exposições e ofertar cursos; estúdio de gravação onde são realizados trabalhos de produção e pós-produção de áudios gratuitamente; laboratório de arte eletrônica, onde ocorrem cursos e oficinas com uma série de opções técnicas e artísticas para a produção digital; uma livraria, e a Sala Cândido de Abreu – gabinete do primeiro prefeito e mentor do edifício – com mobiliário original e  alguns de seus pertences pessoais. Além disso, a Sala de Atos – um ambiente clássico e imponente, com destaque para o teto, que apresenta um conjunto artístico de 25 painéis com pintura a óleo sobre tela – recebe shows, concertos, recitais, palestras e conferências.

O Sesc Paço da Liberdade é aberto ao público de 3ª a 6ª feira, das 10h às 21h; aos sábados, das 10h às 17h45, e aos domingos e feriados das 11h às 17h.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros