O brasileiro mergulhou de cabeça no vinho. Se volto a afirmar isso é porque assombra-me o ritmo insano de inaugurações de vinícolas e lojas especializadas em diversos estados. Há dias descobri que vem aí algo ainda maior: em 2022 começa, no Vale dos Vinhedos, ao lado de Bento Gonçalves, a construção da Be Wine — maior empreendimento enoturístico que o país já viu — a um custo de R$ 300 milhões.
Trata-se de uma aposta da gigante Wyndham (grupo com 9 mil hotéis no mundo) e quatro sócios locais. Em 60 mil metros quadrados de terreno no Vale dos Vinhedos, a Be Wine construirá numa encosta, em forma de terraços, 421 apartamentos com vista para bosques e vinhas — mas irá muito além disso. A Disneylândia vínica incluirá parquinhos com monitores e um museu do vinho hi-tech cuja zona sensorial permitirá tocar e cheirar os diferentes terroirs do mundo. Serão vários restaurantes, inclusive um suspenso na cobertura. Lá do alto enófilos poderão descer a escadaria em caracol que ligará os 12 (12!) andares da “maior adega vertical do mundo”.
Bagunça no ranking:Lista dos 50 melhores restaurantes da América Latina muda critério
A “dança das águas” da fonte que enfeitará a entrada (coreografias de jatos e luzes como as de Las Vegas e da Disney) e o jardim suspenso também, prometem, será “a maior” (do mundo ?). O gigantismo do projeto e o fato de os sócios serem neófitos não assusta Maria Carolina Pinheiro, VP de novos negócios da Wyndham.
— Analisamos a localização e ficou claro que a demanda existe. Pode escrever: a gente acredita que não vai ser o único Be Wine, vão fazer um segundo, um terceiro e assim por diante.
Serão 36 meses de obra até poderem receber os primeiros hóspedes. A ver se tudo que foi prometido sairá do papel. Enquanto isso, famosas vinícolas vizinhas recebem enoturistas a todo vapor. A Miolo cofundou o maior hotel do vale, o Spa do Vinho; a Casa Valduga tem pousada própria; e ambas vendem pacotes de degustações e visitas. Ainda que esteja a anos-luz de Bordeaux ou Napa, com a chegada da Be Wine, o Vale dos Vinhedos cimentará sua fama de meca nacional do vinho.