Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo quinta, 20 de junho de 2019

SELEÇÃO FEMININA DE FUTEBOL: À ESPERA DO ADVERSÁRIO DAS OITAVAS

 

Seleção feminina ainda na espera pelo adversário das oitavas; Veja cenários

França é o rival provável na próxima fase. Time pega a Alemanha apenas se Camarões (ou Nova Zelândia) e Chile se classificarem
 
 
Seleção aguarda resultados de outros grupos para conhecer suas próximas adversárias Foto: PHILIPPE HUGUEN / AFP
Seleção aguarda resultados de outros grupos para conhecer suas próximas adversárias
Foto: PHILIPPE HUGUEN / AFP

A seleção feminina dormiu novamente em Lille sem saber quem será a adversária nas oitavas de final. Havia a expectativa de que o destino do Brasil se confirmasse na quarta-feira, com os jogos do Grupo D. Mas o 3 a 3 entre Escócia e Argentina adiou o início da preparação da equipe, que ganhou sua primeira folga no Mundial.

 

As chances de enfrentar a França continuam enormes. As combinações mais prováveis levam o Brasil ao encontro das anfitriãs. No momento, o caminho é esse. Hoje, Nigéria e Argentina seriam as duas piores terceiras colocadas com direito a vaga. Neste cenário, com as classificadas vindas dos Grupos A e D, de acordo com o regulamento, o Brasil cai na chave das francesas, e jogará no domingo, em Le Havre, às 16h (de Brasília).

Há outro cenário que mantém o confronto entre brasileiras e francesas na próxima fase: basta ninguém ultrapassar as nigerianas, que terminaram a primeira fase com três pontos e menos dois gols de saldo. Só quem pode fazer isso é Camarões ou Nova Zelândia, que jogam nesta quinta-feira, às 13h, e o Chile, que enfrenta a Tailândia, goleada por Estados Unidos e Suécia nos dois primeiros jogos, às 18h.

Esperança chilena

No caso de Camarões, uma vitória disciplinada tiraria as nigerianas. Empatariam em tudo, mas as camaronesas ficariam com a vaga pelo número menor de cartões.

Já a Nova Zelândia precisa vencer por dois gols de diferença para ultrapassar Camarões no saldo e número de gols marcados. O empate entre elas coloca a Argentina nas oitavas e já confirma Brasil e França antes mesmo dos últimos jogos da primeira fase começarem.

 

Para enfrentar a Alemanha, no sábado, em Grenoble, só o resultado combinado que classifique em terceiro lugar uma seleção do Grupo E (Camarões ou Nova Zelândia) e do Grupo F (Chile) ao mesmo tempo.

As chilenas, matematicamente, teriam a vida mais complicada, já que precisam vencer por três gols de diferença para tirar a Nigéria. Porém, são as que têm mais chances de conseguir a classificação. As tailandesas levaram 18 gols (13 dos Estados Unidos e cinco da Suécia). Um 3 a 0 não parece façanha distante.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros