Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo segunda, 07 de novembro de 2022

SELEÇÃO BRASILEIRA: OS 26 O GLOBO - COLUNISTAS E JORNALISTAS APONTAM FAVORITOS PARA A CONVOCAÇÃO DE TITE

 

Por Renan Damasceno

 

Tite convoca nesta segunda-feira a seleção brasileira para a Copa do Catar
Tite convoca nesta segunda-feira a seleção brasileira para a Copa do Catar Arte O GLOBO

Um Tite que vem se revelando, nas últimas entrevistas, um treinador “em paz” e convicto de suas escolhas divulgará hoje, às 13h, na sede da CBF, no Rio, os 26 jogadores que buscarão o hexa na Copa do Mundo do Catar, daqui a menos de duas semanas. Fruto de testes, observações e intensos debates entre a comissão técnica, a lista da seleção brasileira tem pouco espaço para surpresas e uma interrogação que pode mexer com o número de convocados para o sistema defensivo.

Vinte nomes são unânimes na opinião de colunistas, editores e repórteres do GLOBO, e outros três estão praticamente com as malas prontas para o Catar. A principal dúvida é na vaga do provável reserva de Danilo (Juventus) na lateral direita — e isso vai depender de quão convencida a comissão de Tite está da condição física de Daniel Alves.

O fator Dani Alves

Aos 39 anos, o lateral não joga uma partida oficial desde o fim de setembro. Como o seu clube, o Pumas, foi eliminado na liga mexicana, ele aprimora a forma física no Barcelona B. Em entrevista recente ao Uol, disse estar “treinando como um animal” e que “dorme e acorda” com o desejo de jogar a terceira Copa da carreira. O último momento em alto nível do jogador, porém, foi na Copa América-2019, quando foi campeão.

Dani é a segunda opção para o setor, uma vez que Emerson Royal (Tottenham) perdeu espaço desde a expulsão contra o Equador, pelas Eliminatórias, em janeiro. Militão jogou na direita na última data Fifa e, caso Tite opte por levar o defensor do Real Madrid como reserva de Danilo, abriria mais um lugar na zaga: com Bremer (Juventus) bem visto pela comissão, Gabriel Magalhães (Arsenal) e Lucas Veríssimo (Benfica) lutariam por essa vaga, com Ibañez (Roma) correndo por fora.

— A entrevista do Tite para O GLOBO me deu a impressão que ele queria esperar o Dani. Tite é muito respeitoso com seus interlocutores, então tem dificuldade de dar “carteiradas” e dizer “essa é a cota de teimosia a que eu tenho direito”. Acho que Dani pode ser isso: uma crença de que vai funcionar, com base em experiências passadas — afirma o colunista Martín Fernandez. 

A lesão de Coutinho

Um dos destaques do Brasil na Copa de 2018, Philippe Coutinho viveu um ciclo de mais baixos do que altos: passou por cirurgia no joelho, teve bom início no Aston Villa, voltou à seleção brasileira, mas sofreu lesão muscular durante um treino no fim de semana, segundo o técnico Unai Emery. Assim, ele não terá tempo hábil de se recuperar antes do Mundial, e a tendência é que Tite chame seis jogadores para o meio-campo: Casemiro, Fred, Fabinho, Bruno Guimarães, Lucas Paquetá e Everton Ribeiro, que atravessa boa fase no Flamengo e reconquistou espaço.

— As poucas dúvidas são resultado do ciclo longo para testar muitos jogadores. E no momento que estava afunilando teve outro fator: a principal dificuldade, que era o setor criativo, acabou sendo suprida com a aparição de muitos jovens, que se afirmaram e acabaram moldando a forma do time jogar, com muitos pontas na lista final — lembra Mansur.

Os favoritos à convocação — Foto: Arte O GLOBO

Os favoritos à convocação — Foto: Arte O GLOBO

Votaram: Bruno Marinho, Diogo Dantas, Carlos Eduardo Mansur, Gustavo Poli, Marcelo Barreto, Martín Fernandez, Rafael Oliveira, Renan Damasceno, Tatiana Furtado e Thales Machado.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros