|
|
A torcida verde-amarela poderá reviver as festas da Copa de 2014 no Mané Garrincha, quando o Brasil enfrentou Camarões e Holanda
|
Os perrengues da gestão do Maracanã e um possível choque de data com o duelo de volta entre Flamengo e Corinthians, no Rio, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, favoreceram a escolha do Estádio Mané Garrincha para ser o palco do penúltimo amistoso da Seleção antes da Copa América, em 5 de junho, às 21h30. Os valores dos ingressos ainda não foram divulgados pela CBF.
O jogo é uma espécie de prêmio de consolação para Brasília. A cidade é a única capital de país da América do Sul que jamais recebeu jogo da Copa América. Não será também em 2019. O governo local anterior dormiu no ponto e a arena mais cara do Mundial 2014 foi preterida pelo Comitê Organizador e a Confederação Sul-Americana (Conmebol). São Paulo (Morumbi e Arena Corinthians), Belo Horizonte (Mineirão), Salvador (Arena Fonte Nova), Porto Alegre (Arena Grêmio) e Rio (Maracanã) são os cinco palcos da competição. Neste ano, houve uma última tentativa frustrada de Brasília entrar na festa.
A troca do Rio por Brasília para abrigar o amistoso começou há três dias. Como anteciopou o Correio em 10 de abril, o contrato assinado pelos presidentes da Associação de Futebol do Catar, Sheik Hamad Al Thani; e da CBF, Rogério Caboclo, previa o jogo no Maracanã. Uma fonte disse à reportagem que a CBF preferiu evitar um possível desgaste com o Flamengo. Gestor do estádio ao lado do Fluminense por 180 dias depois do rompimento do governo com a concessionária que administrava a arena, o clube rubro-negro receberá o Corinthians na mesma data valendo vaga para às quartas de final da Copa do Brasil.
Diante do impasse, o Governo do Distrito Federal e a Federação local deram as garantias necessárias para arealização do confronto. Da capital, a Seleção, que será convocada no próximo dia 17, no Rio, embarcará rumo a Porto Alegre para o confronto com Honduras, no Beira-Rio. Na sequência, estreará na Copa América contra a Bolívia, em 14 de junho, no Morumbi, em São Paulo.
Atual campeão da Copa da Ásia depois de uma campanha invicta no torneio disputado nos Emirados Árabes Unidos, o Catar é uma das seleções convidadas pela Conmebol para a Copa América deste ano no Brasil. O outro é o Japão. Os anfitriões do Mundial 2022 estão no Grupo B contra Argentina, Colômbia e Paraguai.
O adversário do time de Tite está em evolução. Na fase de mata-mata da Copa da Ásia, superou Iraque, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos e o Japão na decisão do título com vitória por 3 x 1 — único gols sofrido na campanha. O Catar ocupa a segunda melhor posição no ranking na história: 55º. A melhor foi registrada em 1993, quando atingiu o 51º lugar.
O duelo é inédito. Brasil e Catar só mediram forças em competições de base. O Catar derrotou o Brasil por 3 x 2 nas quartas de final do Mundial Sub-20 de 1981, na Austrália. A Seleção deu o troco em 1995. Ganhou por 2 x 0, em Doha, pela fase de grupos. Houve dois duelos também no Mundial Sub-17. O Brasil venceu por 2 x 1 na competição disputada em 1985, na China; e goleou por 6 x 0 na edição de 2005, no Peru.
Articuladores do GDF no diálogo com a CBF, o secretário de Esporte Leandro Cruz e o presidente da FFDF, Daniel Vasconcelos, foram comedidos ao comentar a confirmação do jogo em Brasília. “Quando vimos que a relação com o Maracanã estava difícil, nós colocamos o Mané Garrincha à disposição. Foi uma negociação reservada. É uma importante vitória”, disse o homem de confiança do governador Ibaneis Rocha. “A oficialização do amistoso é um reflexo do regaste da credibilidade da federação na relação com a CBF”, comemorou Daniel.
Mundial Sub-17A partida entre Brasil e Catar também oficializará Brasília como sede do Mundial Sub-17, em novembro. O torneio seria disputado no Peru, mas o país vizinho não cumpriu o caderno de encargos e a Fifa alterou a sede. Das 24 vagas, 14 estão preenchidas: Brasil, Argentina, Chile, Equador, Paraguai, Austrália, Japão, Coreia do Sul, Tajiquistão, Camarões, Nigéria, Angola, Guiné e Nova Zelândia. As Ilhas Salomão brigam no tapetão para disputar a competição depois de escalar um jogador irregular. Caso o recurso seja negado, o Taiti herdará a vaga. Faltam quatro representantes da Concacaf e cinco da Europa.
Jogos da Seleção masculina no novo Mané15/6/2013 – Brasil 3 x 0 Japão (Copa das Confederações)
7/9/2013 – Brasil 6 x 0 Austrália (Amistoso)
23/6/2014 – Camarões 1 x 4 Brasil (Copa do Mundo)
12/7/2014 – Brasil 0 x 3 Holanda (Copa do Mundo)
13/10/2014 – Brasil Sub-23 3 x 0 Estados Unidos (Amistoso)
4/8/2016 – Brasil 0 x 0 África do Sul (Jogos Olímpicos Rio-2016)
7/8/2016 – Brasil 0 x 0 Iraque (Jogos Olímpicos Rio-2016)
Agenda canarinho» Convocação17/5 – Lista dos 23 para Copa América
» Amistosos5/6 – Brasil x Catar (Brasília)
9/6 – Brasil x Honduras (Porto Alegre)
» Copa América
Fase de grupos14/6 – Brasil x Bolívia (São Paulo)
18/6 – Brasil x Venezuela (Salvador)
22/6 – Peru x Brasil (São Paulo)
NeymarDepois de agredir um torcedor sábado passado na final da Copa da França, Neymar espera uma decisão da Comissão Disciplinar da Federação Francesa de Futebol para saber se será castigado. A entidade informou, ontem, que abriu investigação para apurar a agressão. Expulso contra o Rennes, Mbappé ganhou castigo de três jogos.