No segundo jogo sob o comando do interino Ramon Menezes, a seleção obteve a primeira vitória, sobre Guiné, em amistoso realizado na Espanha. A partida terminou com o placar tranquilo de 4 a 1, gols de Joelinton, Rodrygo, Militão e Vinicius Junior, protagonista antes, durante e depois do duelo que mobilizou diversas ações fora de campo.
Antes de a bola rolar, os jogadores realizaram um protesto contra o racismo, cujo protagonista foi o atacante, que atuou com a camisa 10 pela primeira vez, e deixou sua marca de pênalti no fim. O Brasil jogou o primeiro tempo de preto e o segundo de azul e amarelo, mas Vini só deslanchou e balançou as redes na etapa final.
Durante o jogo, o narrador da TV Globo, Luis Roberto, informou que a CBF já da como certa a contratação do técnico Carlo Ancelotti para o próximo ciclo da seleção. A dúvida é apenas se ele assumirá até o fim do ano ou após seu contrato com o Real Madrid, no meio de 2024. A entidade promete dar mais esclarecimentos até o fim do mês.
Enquanto a definição não se confirma, Ramon Menezes mandou a campo uma seleção formada por nove jogadores que atuaram sob o comando de Tite na última Copa do Mundo. Principal novidade da escalação, o meio-campo Joelinton foi a surpresa mais agradável. Ayrton Lucas também se saiu bem.
A seleção apresentou um jogo de velocidade, vertical, e teve boas ações em bolas paradas. No primeiro gol, após escanteio, Joelinton foi oportunista e completou para a rede. No segundo, Richarlison roubou bola no ataque, Rodrygo avançou rápido e tocou no canto.
Dessa vez, em jogada ensaiada, Paquetá cobrou falta e Militão se adiantou para desviar de cabeça, em toque de cobertura. O resultado deu tranquilidade para Ramon fazer algumas experiências no jogo. Os mais Joelinton e Paquetá saíram para as entradas de Bruno Guimarães e Raphael Veiga.
Nesse momento, o Brasil desperdiçou a melhor chance de ampliar. Richarlison foi lançado em velocidade, mas se enrolou na frente do goleiro. Em seguida, saiu para a entrada de Pedro, e Malcom pegou o lugar de Rodrygo. Mas quem brilhou foi Vini Jr, que acabou premiado com a penalidade sofrida por Malcom, convertida com categoria.