Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense sábado, 10 de outubro de 2020

SELEÇÃO BRASILEIRA: ARRANCADA RUMO AO QATAR

 

Jornal Impresso

ARRANCADA RUMO AO QATAR

Virou brincadeira de criança
 
Brasil transforma partida oficial em treino de luxo contra a frágil Bolívia, goleia e larga em primeiro na maratona rumo à Copa do Mundo 2022. Roberto Firmino desequilibra e Neymar assume papel de garçom

 

Publicação: 10/10/2020 04:00

 

Bolívia é a maior vítima de Roberto Firmino: três gols em dois jogos contra o frágil adversário (Amanda Perobelli/AFP)  

Bolívia é a maior vítima de Roberto Firmino: três gols em dois jogos contra o frágil adversário

 

 

A Seleção fez um “treino oficial” na primeira rodada das Eliminatórias para a Copa do Qatar-2022. Imponente do primeiro ao último minuto contra uma Bolívia frágil, o Brasil goleou o adversário por 5 x 0, ontem, na Neo Química Arena, a casa do Corinthians, em São Paulo, e larga em primeiro lugar na maratona de 18 jogos rumo à Copa. Os comandados de Tite voltarão a campo na terça-feira diante do Peru, no Estádio Nacional, em Lima.


O Brasil tomou conta da partida desde os 40 segundos. Trocou passes até a bola chegar a Renan Lodi. O lateral-esquerdo cruzou, o goleiro desviou e Everton Cebolinha desperdiçou chance inacreditável. Na sequência, Marquinhos perdeu excelente oportunidade ao cabecear a bola para fora.


A falha de Marquinhos foi apenas um trailer do primeiro gol verde-amarelo. O lateral-direito Danilo ergueu a bola na área e encontrou o beque livre para cabecear e estufar a rede do goleiro Lampe. A porteira estava aberta aos 15 minutos. A Bolívia dava liberdade aos alas do Brasil. Assim foi o lance do segundo gol. Renan Lodi cruzou, o goleiro boliviano deixou a bola passar e o oportunista Firmino ampliou para 2 x 0.


Dúvida antes da partida por causa de uma dor lombar, Neymar entrou em campo. Arriscou dribles, passes e lances de efeito atuando centralizado, volta e meia invertendo posição com Philippe Coutinho, aberto na esquerda. Deslocado para a direita, Everton Cebolinha destoava. Cumpria as recomendações táticas de Tite, mas estava desconfortável naquele setor. As melhores fases dele no Grêmio e na Seleção foram atuand aberto pela esquerda no meio ou no ataque.


A Bolívia ameaçou melhorar no segundo tempo, mas o Brasil não permitiu. Neymar assumiu o papel de garçom e serviu Roberto Firmino. O atacante completou um cruzamento rasteiro da esquerda e fez 3 x 0. O quarto teve a colaboração da defesa adversária. Philippe Coutinho cruzou para Rodrygo. O garoto do Real Madrid raspou a bola e viu o zagueiro Carrasco mandar a bola para dentro da própria rede.


Numa noite em que jogou para o time, Neymar assumiu definitivamente o papel de maestro. No lance do quinto gol, cruzou na cabeça de Philippe Coutinho para marcar o quinto gol do Brasil. Neymar balançou a rede aos 31, mas o árbitro assinalou impedimento e confirmou a decisão após ouvir os árbitros de vídeo. Neymar também tentou marcar em uma cobrança de falta, porém, o goleiro Lampe estragou outra tentativa do astro.

 

Colômbia estreia com facilidade

Com futebol ofensivo, bom toque de bola e orquestrado por James Rodríguez, a Colômbia, liderada pelo técnico português Carlos Queiroz, não teve problemas para estrear com vitória nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa, ontem, ao marcar 3 x 0 sobre a Venezuela, em Barranquilla. Todos os gols saíram na primeira etapa. Zapata e Muriel, duas vezes, marcaram para os donos da casa.

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros