ARRANCADA RUMO AO QATAR
Publicação: 10/10/2020 04:00
Bolívia é a maior vítima de Roberto Firmino: três gols em dois jogos contra o frágil adversário
|
A Seleção fez um “treino oficial” na primeira rodada das Eliminatórias para a Copa do Qatar-2022. Imponente do primeiro ao último minuto contra uma Bolívia frágil, o Brasil goleou o adversário por 5 x 0, ontem, na Neo Química Arena, a casa do Corinthians, em São Paulo, e larga em primeiro lugar na maratona de 18 jogos rumo à Copa. Os comandados de Tite voltarão a campo na terça-feira diante do Peru, no Estádio Nacional, em Lima.
O Brasil tomou conta da partida desde os 40 segundos. Trocou passes até a bola chegar a Renan Lodi. O lateral-esquerdo cruzou, o goleiro desviou e Everton Cebolinha desperdiçou chance inacreditável. Na sequência, Marquinhos perdeu excelente oportunidade ao cabecear a bola para fora.
A falha de Marquinhos foi apenas um trailer do primeiro gol verde-amarelo. O lateral-direito Danilo ergueu a bola na área e encontrou o beque livre para cabecear e estufar a rede do goleiro Lampe. A porteira estava aberta aos 15 minutos. A Bolívia dava liberdade aos alas do Brasil. Assim foi o lance do segundo gol. Renan Lodi cruzou, o goleiro boliviano deixou a bola passar e o oportunista Firmino ampliou para 2 x 0.
Dúvida antes da partida por causa de uma dor lombar, Neymar entrou em campo. Arriscou dribles, passes e lances de efeito atuando centralizado, volta e meia invertendo posição com Philippe Coutinho, aberto na esquerda. Deslocado para a direita, Everton Cebolinha destoava. Cumpria as recomendações táticas de Tite, mas estava desconfortável naquele setor. As melhores fases dele no Grêmio e na Seleção foram atuand aberto pela esquerda no meio ou no ataque.
A Bolívia ameaçou melhorar no segundo tempo, mas o Brasil não permitiu. Neymar assumiu o papel de garçom e serviu Roberto Firmino. O atacante completou um cruzamento rasteiro da esquerda e fez 3 x 0. O quarto teve a colaboração da defesa adversária. Philippe Coutinho cruzou para Rodrygo. O garoto do Real Madrid raspou a bola e viu o zagueiro Carrasco mandar a bola para dentro da própria rede.
Numa noite em que jogou para o time, Neymar assumiu definitivamente o papel de maestro. No lance do quinto gol, cruzou na cabeça de Philippe Coutinho para marcar o quinto gol do Brasil. Neymar balançou a rede aos 31, mas o árbitro assinalou impedimento e confirmou a decisão após ouvir os árbitros de vídeo. Neymar também tentou marcar em uma cobrança de falta, porém, o goleiro Lampe estragou outra tentativa do astro.
Colômbia estreia com facilidade
Com futebol ofensivo, bom toque de bola e orquestrado por James Rodríguez, a Colômbia, liderada pelo técnico português Carlos Queiroz, não teve problemas para estrear com vitória nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa, ontem, ao marcar 3 x 0 sobre a Venezuela, em Barranquilla. Todos os gols saíram na primeira etapa. Zapata e Muriel, duas vezes, marcaram para os donos da casa.