Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense quinta, 07 de setembro de 2023

SELEÇÃ BRASILEIRA: OS TRÊS REIS MAGOS, NEYMAR, CASEMIRO E DANILO PERDURAM

 

Os três reis magos: Neymar, Casemiro e Danilo perduram desde título em Belém

Casemiro, Danilo e Neymar resistem ao tempo e trocam papel de juvenis no título de 2011 do Superclássico das Américas contra a Argentina, no Mangueirão, por "presentes" como experiência e liderança no nascimento da Era Fernando Diniz

 
Reis Magos da Seleção, Neymar, Casemiro e Danilo foram campeões do Superclássico no Mangueirão, em Belém, em 2011 -  (crédito: Kleber Sales/CB/DA Press)
Reis Magos da Seleção, Neymar, Casemiro e Danilo foram campeões do Superclássico no Mangueirão, em Belém, em 2011 - (crédito: Kleber Sales/CB/DA Press)
Foto de perfil do autor(a) Marcos Paulo Lima
Marcos Paulo Lima
postado em 07/09/2023 06:00

Belém — Há uma anedota clássica no futebol brasileiro. O histórico atacante Claudiomiro, do Internacional, teria soltado a seguinte pérola uma vez ao desembarcar no Aeroporto Internacional Val-de-Cães. "É uma alegria jogar em Belém, a cidade em que nasceu Jesus", teria afirmado o gaúcho antes de uma exibição colorada na capital do Pará.

 

O lateral-direito Danilo, o volante Casemiro e o atacante Neymar formam um triunvirato na Seleção principal há 13 anos. Em 2011, brindaram o país com a conquista do Sul-Americano Sub-20 no Peru sob o comando de Ney Franco. Sem Neymar, Danilo e Casemiro ganharam o Mundial da categoria. Reunidos no Superclássico das Américas naquele ano, no Mangueirão, na capital paraense, festejaram o título no duelo à parte com a Argentina. Neymar fez o segundo gol. Ronaldinho Gaúcho ergueu o troféu na Era Mano.

Danilo, Casemiro e Neymar eram os caçulas da turma. Três juvenis. Neste início de gestão Diniz, os reis magos são praticamente os veteranos da turma na largada do ciclo. Viraram trintões. Neymar acumula três participações na Copa no currículo. Todas com a camisa 10. Danilo e Casemiro estiveram nos últimos dois Mundiais.

O jogador da Juventus é um dos líderes da primeira convocação de Fernando Diniz. Reúne os perfis exigidos pelo treinador: voz de comando e versatilidade: lateral-direito de origem, mas zagueiro também há algum tempo na Velha Senhora.

"No momento em que eu cheguei na Itália, tive de lidar com um futebol um pouco mais defensivo, atuando mais como zagueiro, no centro da defesa. Comecei a pensar que gosto de ter a bola o tempo inteiro, atacar mais, mas o que esse futebol mais defensivo pode me dar mais no meu jogo", avaliou.

"Ter o Diniz é uma agregação de valor na minha história. Será de muito aprendizado e muita serventia para a minha carreira. Eu estava curioso para ver como ele implementaria as ideias. Para mim, o mais importante de um treinador é convencer todo mundo a fazer aquilo. Tem muitos bons que não conseguem convencer e as coisas não andam. Estou muito curioso para seguir neste trabalho com o Diniz para agregar em tudo que vivi", compartilhou.

Jogo posicional

Danilo não terá tanta dificuldade. Na carreira europeia, ele se reinventou algumas vezes no Porto, Real Madrid, Juventus e Manchester City para entregar padrão de excelência sob os comandos de treinadores como Pep Guardiola. Além de lateral, atuou nas funções de zagueiro, volante e meia sob a batuta do catalão. Diniz adora.

Ele também aprendeu com Massimiliano Allegri e Carlo Ancelotti. O técnico do Real Madrid está acertado com a CBF para herdar a prancheta do interino Diniz. "Para mim, essa definição de interino não cabe. A gente tem que pensar no hoje. Amanhã, ninguém sabe o que vai acontecer. O treinador, hoje, é o Diniz e tem o nosso respaldo. Não podemos começar um trabalho pensando que amanhã chega outra pessoa. Não tem esse papo de interino. Depois não sei nem se eu vou estar aqui ou quem vai estar", ponderou o líder.

Há uma intersecção no histórico de Casemiro, Danilo e Neymar. Todos usaram pelo menos uma vez a braçadeira de capitão. Portanto, a fala do trio tem o poder de arregimentar o grupo em torno das ideias de Fernando Diniz. O lateral admite: não será simples nem fácil.

"Fernando Diniz tem um futebol pouco posicional. Para mim, é muito diferente do que eu fui habituado nos últimos anos. É um desafio. Foi bacana ele dar liberdade para executarmos da maneira como estamos habituados e, a partir daí, ele vai colocando a digital dele. Ele tem consciência de que é impossível de início ele colocar aquilo que ele tem de jogo. Então, para ele, é também importante que a gente jogue um pouco com aquilo que nos deu sempre segurança, nossa base. Mas deu para perceber que ele quer que os jogadores se divirtam. E isso vai causar alegria também para o povo. É o principal objetivo dele", ressalta Danilo.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros