Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Espetáculos -Teatro, Cinema, Shows e Afins terça, 21 de janeiro de 2025

SEGUNDA SEMANA DE FEMUSC COMEÇA COM HOMENAGEMJ A VILLA-LOBOS (POSTAGEM DA LEITORA ANA FARIAS)

Femusc

Segunda semana de FEMUSC começa com homenagem a Villa-Lobos com transmissão ao vivo pelo YouTube

Apresentação tradicional do festival dentro da Série Grandes Concertos  traz ainda obra  composta pelo acordeonista e professor Toninho Ferragutti, inspirado no trabalho do compositor brasileiro.

O Grande Concerto da noite  desta segunda-feira do FEMUSC traz uma  apresentação especial  dedicada a  Villa-Lobos   e uma orquestra de violões. Os músicos vão  apresentar obras consagradas como as  "Bachianas Brasileiras", "Impressões Seresteiras", "Melodia Sentimental" e "Trenzinho do Caipira". A noite também conta com uma interpretação especial da obra "De Sol a Sol", composta pelo professor do FEMUSC e  acordeonista Toninho Ferragutti, inspirada em  Villa-Lobos. O evento também contará com o quadro  "Musicalmente Falando", apresentado por Alex Klein, que discutirá a vida e obra do compositor. O  Grande Concerto será transmitido ao vivo pelo YouTube (youtube.com/femuscoficial) a partir das 20h30.
 
Antes , às 18h também desta segunda-feira, a Série Violão Plus traz "A Felicidade", do brasileiro Tom Jobim, e a "A história do Tango", de Astor Piazzolla. A obra do compositor argentino retrata a evolução do tango desde suas origens até a incorporação de influências do jazz e da música clássica.A apresentação ocorre na SCAR, principal palco do Femusc  nesta edição. 
 
Os próximos dias no FEMUSC
 
Na terça-feira (21), o Momento Springmann destaca a jovem spalla Nara Lee, escolhida em primeiro lugar entre 250 alunos inscritos para o programa de violino do FEMUSC. Às 20h, o concerto Música de Câmara III apresenta, entre as obras, "Aché", de Alejandro Civilotti, sobre o povo indígena Aché, do Paraguai. Na quarta-feira (22), a orquestra de professores estreia o Concerto para Violino de Brahms, também  com transmissão ao vivo pelo canal de YouTube do FEMUSC. Na quinta ocorre o Concerto de Gala do festival e na sexta, a apresentação da obra Madama Buterfly. 
 
Programação FEMUSC 2025
A programação completa e as fotos desta edição do festival, estão disponíveis no site do oficial:  www.femusc.com.br
 
Já a programação diária e os destaques podem ser acompanhados por meio do perfil @FEMUSC, no Instagram. 
 
Acompanhe pelo YouTube
 
As séries Grandes Concertos  e Momento Springmann, do FEMUSC 2025, estão sendo transmitidas diariamente  ao vivo, às 19h, e às 20h30, pelo canal oficial do YouTube: Instituto  FEMUSC. 
 
Os vídeos dos concertos também ficarão disponíveis na plataforma após o evento, ampliando o acesso virtual ao maior festival-escola de música erudita da América Latina.
 
Sobre o FEMUSC
 
Por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), Ministério da Cultura e Governo Federal, o FEMUSC conta com o patrocínio das empresas WEG, Rede Itaú, Grupo Elian, BTG Pactual, Duas Rodas, Martinelli Advogados e Zanotti, e o apoio das empresas Agricopel, Auto Elite, Urbano Alimentos, WPA, Unisociesc e IFSC Santa Catarina – Campus Jaraguá do Sul – Centro – Santa Catarina. O FEMUSC é uma realização da SCAR – Centro Cultural, Instituto FEMUSC e Prefeitura de Jaraguá do Sul.

Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros