Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense sábado, 20 de julho de 2024

SECA NO DF: BRASÍLIA COMPLETA 100 DIAS SEM CHUVA NESTE FIM DE SEMANA

Brasília completa 100 dias sem chuvas neste fim de semana

A mínima registrada na madrugada deste sábado (20/7) foi de 10°C. À tarde, a máxima deverá chegar a 28°C. Meteorologista aconselha que atividades físicas ao ar livre não sejam realizadas no período da tarde

 
Neste sábado (20/7), a umidade deve chegar a 25% -  (crédito: Ed Alves/ CB Press )
x
Neste sábado (20/7), a umidade deve chegar a 25% - (crédito: Ed Alves/ CB Press )

Neste fim de semana, Brasília completará 100 dias sem registros de chuva. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a tendência é de que o tempo permaneça assim até, pelo menos, setembro. A massa de ar seco que paira sobre a região central do país continua impedindo que nuvens se formem. Neste sábado (20/7), o céu deverá permanecer claro e é esperado vento fraco a moderado, com rajadas em regiões específicas. 

A mínima registrada nesta madrugada foi de 10°C, na região da Estação de Águas Emendadas. Para o período da  tarde, a máxima esperada é de 28°C. A umidade vai variar entre 85% e 24%. Andrea Ramos, meteorologista do Inmet, lembra que, com o alerta amarelo para baixa umidade ativo, é preciso ter atenção redobrada ao praticar atividades físicas ao ar livre, "o indicado é que não se faça exercícios no período da tarde, quando o tempo se apresenta ainda mais seco", diz.

 A especialista completa que a tendência é que o tempo permaneça semelhante ao longo da próxima semana e que as chuvas devem dar as caras somente no mês de setembro. 
 

Dicas da Defesa Civil:

  • Mantenha boa hidratação;
  • Umedeça periodicamente as narinas e os olhos com soro fisiológico;
  • Utilize umidificador, baldes ou bacias com água para elevar a umidade do ar;
  • Reduza as atividades físicas nos períodos mais quentes do dia;
    Dê preferência a refeições leves.

Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros