Seja para relaxar, para liberar toxinas do corpo ou simplesmente para fins estéticos, a sauna tem vários benefícios e não é de estranhar que cada vez mais centros de estética ou spas ofereçam este serviço.
- Farmácia popular: do tratamento da diabetes à hipertensão, saiba medicamentos que serão afetados pelo corte de 60% no orçamento
- Um ano após diagnóstico: ‘Não queremos que essa doença faça mais nenhuma família chorar’, diz Tiago Leifert sobre câncer da filha
A sauna é um banho de vapor ou transpiração que ocorre em uma sala a uma temperatura muito alta e, dependendo da umidade dentro do local, pode ser úmida ou seca. No ocidente costuma-se utilizar apenas a sauna seca, que tem origem finlandesa, com temperaturas que variam entre 70°C e 100°C.
Por outro lado, a sauna úmida, mais conhecida como "banho turco", não ultrapassa os 70°C e a umidade é muito alta. Isso faz você se sentir mais quente do que em saunas secas.
Diferenças e benefícios
Martín Torterolo Balaguer, gerente de um Spa, conta que quem mais vai à sauna são pessoas que procuram perder peso (através do suor), atletas que a utilizam para recuperação muscular e aqueles que buscam relaxar enquanto o calor e a tranquilidade os transportam para um mundo de paz.
Os dois tipos apresentam benefícios para a saúde, mas têm características diferentes. A sauna seca é de origem finlandesa e estima-se que há 2 milhões de saunas para 5,4 milhões de habitantes do país. Além disso, a prática foi nomeada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Nessas saunas a temperatura interna chega de 70°C a 100°C e a nudez natural é quase obrigatória. Apesar das altas temperaturas, a umidade interna é mínima, nunca superior a 20%. Quanto às características do local, no interior são revestidas de madeira e as cabines aquecidas com lenha ou eletricidade.
Um estudo da JAMA Internal Medicine descobriu que ir à sauna pode ajudar pessoas com problemas cardíacos a prolongar a vida útil. Os pesquisadores acompanharam de perto 2.300 homens que visitaram a sauna pelo menos uma vez por semana durante 20 anos. Como resultado, as pessoas que foram expostas às altas temperaturas apresentaram um risco menor de derrames e ataques cardíacos.
— Os efeitos cardiovasculares das saunas foram bem documentados no passado. Reduz a pressão arterial e há razões para acreditar que seus efeitos são bons para a circulação sanguínea — apontou Thomas Lee, cardiologista e editor fundador da Harvard Heart Letter.
Outro estudo publicado no International Journal of Environmental Research and Public Health mostrou que a exposição regular ao calor da sauna pode ser útil na redução dos níveis estresse em pessoas que sofrem do problema de forma crônica.
Torterolo Balaguer destaca os benefícios exclusivos de cada um:
Sauna seca
- Aumenta o fluxo sanguíneo e a qualidade do sangue
- Melhora os níveis de resistência esportiva
- Ajuda a saúde do coração
- Acelera o processo de recuperação muscular
- Fortalece o sistema imunológico
Sauna úmida
- Relaxe psicologicamente e muscularmente
- Produz transpiração excessiva que favorece a excreção de toxinas e limpa a pele
- Permite um melhor descanso
- Melhora a respiração e oxigena o sangue
- Alivia a artrite
No jornal de saúde da Harvard Medical School, eles alertam para levar em consideração as seguintes precauções ao entrar na sauna:
- Evitar o consumir álcool ou medicamentos que aumentem a transpiração e produzam calor antes ou depois da sauna
- Não ficar dentro de casa por mais de 15-20 minutos
- Esperar o corpo voltar à temperatura normal naturalmente
- Beber dois ou três copos de água fria depois de sair da sauna
- Não se expor às altas temperaturas em caso de mal-estar ou doença
Além disso, Torterolo Balaguer esclarece que pessoas de todas as idades podem ir à sauna, desde crianças que buscam aprender a importância da respiração e da transpiração até idosos que a utilizam para obter uma melhor frequência cardíaca e adormecer mais facilmente.