Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense segunda, 09 de maio de 2022

SAÚDE: SANTA LÚCIA FOI O PRIMEIRO HOSPITAL DA REDE PRIVADA DA CAPITAL

 

Santa Lúcia foi o primeiro hospital da rede privada da capital

Inaugurado em 1966, o primeiro hospital particular de Brasília é, hoje, o maior do Centro-Oeste, sendo referência em tecnologia avançada e tratamentos de alta  complexidade

Apresentado por  
postado em 20/04/2022 18:53 / atualizado em 20/04/2022 19:56
 
 (crédito: Acervo Grupo Santa)
(crédito: Acervo Grupo Santa)

Em 21 de abril de 1960, o presidente Juscelino Kubitschek inaugurava Brasília, a nova capital do Brasil. Com isso, começaram a surgir escolas, comércios e empreendimentos pela região. Como toda metrópole, veio a necessidade da criação de hospitais e, em 1963, acreditando no potencial que aquela recém cidade apresentava, um grupo de jovens médicos com espírito inovador planejou o primeiro hospital da rede privada de Brasília.

Em três anos, o sonho foi tomando formas concretas: na presença do presidente da época, o marechal Castelo Branco; e do governador, Plínio Catanhede, o projeto do arquiteto Nilton Ramos foi inaugurado e, em 8 de dezembro de 1966, na Asa Sul, nasceu o hospital Santa Lúcia. Na época, o empreendimento precisou passar por uma revisão no projeto em decorrência do rápido crescimento de Brasília e da enorme demanda de atendimentos.

Atualmente, o Grupo Santa representa a maior rede hospitalar privada do mercado e se configura como o terceiro maior grupo hospitalar do Brasil. Em 2010, iniciou o processo de consolidação como holding e, atualmente, é composto por seis instituições no DF atuando na área de saúde suplementar: quatro hospitais Santa Lúcia Sul (Asa Sul, Asa Norte, Gama e Taguatinga) e duas clínicas radiológicas - Centro Radiológico do Gama (CRG) e Centro Radiológico de Brasília (CRB).
Segundo Gustavo Fiuza, CEO do Grupo Santa, são mais de quatro mil colaboradores diretos e três mil indiretos trabalhando nas unidades do grupo. “Nossos números têm crescido ano a ano com a expansão da rede. Em 2021, o grupo atendeu cerca de 700 mil pacientes na região Centro-Oeste", explica Fiuza.

Investimento em tecnologia para atendimento na capital

 

  •  

O maior hospital do Grupo, o Santa Lúcia Sul, vem recebendo grandes investimentos em tecnologia ao longo das mais de cinco décadas em que acompanha o crescimento da capital federal.

O mais recente investimento em tecnologia no Santa Lúcia Sul é o seu novo Centro de Cirurgia Robótica, que vai contar com três robôs cirúrgicos de diferentes especialidades, trazendo o que há de mais moderno no mundo em tecnologia robótica para áreas como Urologia, Ginecologia, Aparelho Digestivo, Torácica, Ortopedia e Neurocirurgia.

Matéria escrita pela jornalista Suzanny Costa.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros