Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense quinta, 10 de agosto de 2023

SAUDE MENTAL: MÉTODO DANÇA VITAL AJUDA PRATICANTES A SE CURAREM DE TRAUMAS E SE LIBERTAREM

 

Método Dança Vital ajuda praticantes a se curarem de traumas e se libertarem

A dança, além de ser um passatempo, ajuda a liberar o estresse, a promover o autoconhecimento e a desenvolver autenticidade. O melhor? É válida para todos os públicos

LM
Letícia Mouhamad
postado em 10/08/2023 03:55
 
 
 
A psicoterapeuta Nartan Lemos é a criadora do método Dança Vital, que ajuda os praticantes a curar sentimentos, por meio de melodias e movimentos -  (crédito:  Carlos Vieira)
A psicoterapeuta Nartan Lemos é a criadora do método Dança Vital, que ajuda os praticantes a curar sentimentos, por meio de melodias e movimentos - (crédito: Carlos Vieira)

Criado para ajudar a liberar emoções contidas e reprimidas de seus praticantes, estimular a coordenação motora, por meio de ritmos, melodias, proporcionando a vivência de vários estilos de músicas, do Brasil e do mundo, o método Dança Vital tem se destacado como importante recurso para auxiliar na saúde mental. O sucesso da técnica idealizado pela psicoterapeuta corporal Nartan Lemos, 53 anos, inspirou a produção de um livro e a criação de uma pós-graduação. 

Paralelamente, a psicóloga prepara a abertura da pós-graduação semipresencial "Método Dança Vital - Dançaterapia", cujo objetivo é formar especialistas em atividades terapêuticas integrativas, em um campo de atuação multidisciplinar que envolva saúde, educação e artes. O curso terá duração de 15 meses e será ministrado no Centro Universitário IESB.

"No Dança Vital, nós estimulamos os participantes a encontrarem a sua autenticidade e originalidade. Assim, cada um encontra a sua maneira de dançar", explica Nartan Lemos. Os cursos regulares de dança vital têm duração de quatro meses e a vivência é aberta para todos, não sendo necessário ter experiência prévia em dança ou em meditação. As inscrições para a próxima turma, que inicia este mês, já estão abertas e podem ser feitas via Instagram @nartanlemos.

"A dança é muito democrática, acolhe diferentes públicos, de várias idades e culturas diversas. O problema é que, muitas vezes, a preocupação com as opiniões alheias acaba inibindo a nossa espontaneidade", completa Nartan Lemos.

Dançando tristezas e alegrias

Desde a infância, Nartan Lemos conta que teve a dança como uma aliada em seu processo de autoconhecimento. Aos 4 anos, começou com o ballet clássico, em seguida passou pelo jazz e, aos 17 anos, conheceu a biodança, com a qual se aproximou mais profundamente da sua expressão corporal e das suas emoções.

Ao mesmo tempo, a mineira teve contato com a terapia e a meditação cedo, despertando sua curiosidade para os mistérios da mente, formando-se psicóloga posteriormente. Durante toda a graduação, estudou a relação entre os movimentos do corpo e seus efeitos na saúde emocional, somando quase 30 anos de trabalho com a dançaterapia.

Em 2012, desenvolveu o próprio método: dança vital. As sessões visam fortalecer a dinâmica de grupo e inspirar as pessoas a desenvolverem uma vida com mais sentido de pertencimento, aumentando seu bem-estar e sua alegria de viver. "Foi dançando que lidei com diferentes sentimentos. Dancei tristezas; dancei raivas; dancei alegrias", comentou a psicoterapeuta.

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros