Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense domingo, 03 de maio de 2020

SAÚDE É O QUE INTERESSA - NUTRICIONISTAS OFERECEM RECEITAS SAUDÁVEIS

 

Saúde é o que interessa!

 

THAIS UMBELINO

Publicação: 03/05/2020 04:00

 (Twitter/reprodução - 15/12/17)  
 
 
A pandemia afetou diretamente o comportamento social na capital, e atitudes saudáveis passaram a ser um dos principais focos para ajudar na prevenção do novo coronavírus. Atividades físicas em locais restritos e alimentação balanceada são algumas das práticas adotadas pelos brasilienses. Durante o período, nutricionistas relataram maior procura no número de clientes com interesse em comer melhor e fortalecer a defesa do organismo contra o vírus. Isso porque a prática ajuda no fortalecimento da imunidade, aspecto importante para se evitar a Covid-19.
 
A infectologista Ana Helena Germoglio explica que um organismo nutricionalmente saudável a longo prazo, tem mais chances de responder melhor a quadros infecciosos. “A imunidade é formada por um conjunto de fatores, em que a alimentação balanceada entra como pilar acessório contra infecções por quaisquer micro-organismos. Para aqueles que ainda têm maus hábitos alimentares, nunca é tarde para começar: evite alimentos processados, reduza sal, gordura e açúcar, aumente a quantidade de frutas, verduras e legumes e procure fazer refeições em horários regulares e rotineiros”, aconselha.
 
A infectologista, porém, chama atenção para a inexistência de alimentos milagrosos e curas alimentares “A verdade é que, infelizmente, nem alho nem vinagre nem o limão... nem qualquer outro alimento ou vitamina tem o mágico poder de combater ou eliminar o novo coronavírus. O alimento funciona como um complemento do restante dos hábitos de vida. Pouco adianta eu me alimentar bem se eu sou tabagista, sedentário ou tenho más noites de sono”, explica.
 
Por isso, o foco não deve ser na aparência ou corpos perfeitos, mas em uma alimentação rica em nutrientes. “Este não é o momento de focar em perda de peso. Não faça restrições calóricas extremas, não corte o consumo de carboidratos e muito menos adote dietas ‘da moda’. Atitudes como essas podem fazer com que a imunidade piore e que você apresente deficiências nutricionais”, explica a nutricionista esportiva Valesca Trapp.
 
A especialista dá dicas para se manter saudável durante o isolamento social. “Em períodos como o que estamos vivendo, é muito importante que saibamos escolher o que consumir, como preparar e higienizar, e principalmente o que não restringir”, define. A principal recomendação é dar preferência a uma alimentação mais saudável, rica em fibras, legumes e frutas. “Isso porque os nutrientes dos alimentos ajudam na melhor absorção de vitaminas e minerais”, explica Valesca.
 
A estudante Gabriela Sarpi, 24 anos, tem buscado melhorar os hábitos alimentares durante a quarentena para fortalecer o organismo. “Eu procurei comidas mais saudáveis, justamente por conta da imunidade. Como minha mãe é grupo de risco, por ser imunossuprimida, fiquei preocupada de trazer qualquer coisa da rua para casa, quando preciso sair para o mercado, por exemplo”, conta. Ela segue um ritual alimentar todos os dias. “Durante a manhã eu tomo vitamina C ou um limão espremido. Durante as refeições do dia, também passei a comer mais proteína, porque estou fazendo exercícios. Antes eu não tinha costume de jantar e agora faço uma refeição mais reforçada de noite”, conta. “Foi a primeira vez que eu mudei a alimentação visando a saúde, em vez de medidas estéticas. Isso influenciou de uma maneira positiva na minha vida”, acrescenta.
 
Equilíbrio
 
Durante o isolamento social, é normal sentir ansiedade e descontar os sentimentos na comida. Por isso, a nutrição corporal não deve ser rígida e severa. “A gente nunca foi educado em relação a se alimentar. Existe uma imposição que você tem que seguir uma dieta. Mas a verdade é que as pessoas apenas devem ter autonomia com as escolhas alimentares delas. Não devemos hierarquizar os alimentos nesse momento, ou seja, colocar alguns em um pedestal e linchar outros. A proibição piora a relação com a comida. Não podemos gerar restrições para as pessoas e, sim, conscientizá-las. Todos os alimentos podem fazer parte da nossa vida”, explica o nutricionista Victor Hugo Machado.
 
Por isso, “é importante criar um equilíbrio que você possa se permitir comer alimentos ‘não saudáveis’, mas não em excesso”, explica o nutricionista. Alimentos como açúcar e temperos industrializados em grande quantidade podem ser prejudiciais. “Se você é uma pessoa que sempre teve uma alimentação rica em açúcar, talvez seja a hora de mudar os hábitos”, aconselha Victor Hugo. “É um momento de desempacotar menos e descascar mais”, define.
 
Foi o que a estudante Cecília Almeida fez. Passou a cozinhar mais em casa e a consumir mais vegetais e hortaliças. “É importante para mim, porque mesmo cuidando da minha cabeça e corpo, às vezes a situação toda me deixa ansiosa, acabo comendo algumas coisas como doce e fritura. Nunca me senti culpada, muito menos agora. Acho que o que mais mudou na minha cabeça desde o começo da dieta foi parar de me penalizar por comer o que eu gosto. Isso ajuda demais, tanto a manter o foco quanto a equilibrar as refeições”, relata.
 
Gabriela passou a fazer mais atividades físicas em casa (Arquivo Pessoal)  

Gabriela passou a fazer mais atividades físicas em casa

 



Dicas dos nutricionistas
 
Panqueca integral com recheio de frango 
 
Ingredientes da massa
» 2 xícaras de farinha de trigo integral
» 2 xícaras de leite ou água
» 2 ovos grandes
» 2 colheres de sopa de azeite
» 1 pitada de sal
 
Modo de preparar
» Bata todos os ingredientes no liquidificador até ficar uma massa lisa e homogênea.
» Utilize uma frigideira antiaderente (não precisa passar óleo, porém coloque a massa com a frigideira quente, assim não gruda).
» Com o auxílio de uma concha, despeje a massa no centro da frigideira e com movimentos circulares espalhe a massa em toda a superfície. Vire para assar os dois lados e reserve.
 
Ingredientes do recheio
» 3 xícaras de frango cozido e desfiado
» ½ xícara de milho
» 2 colheres de sopa de azeitona picada
» 1 xícara de cenoura ralada
» 2 xícaras de molho de tomate
» 1 colher de sopa de linhaça
» 2 colheres de sopa de cheiro verde
» 1 pitada de manjericão desidratado
» 1 pitada de sal (caso precise)
» 6 fatias finas de queijo mussarela cortadas ao meio (para utilizar na montagem)
» Molho de tomate e queijo ralado para finalizar o prato
 
Modo de preparar
» Misture todos os ingredientes do recheio em uma vasilha e vamos para a montagem.
» Em cada disco de panqueca coloque ½ fatia de queijo e 2 colheres de recheio, enrole e coloque em um refratário de vidro, cubra com molho de tomate e queijo ralado e leve ao forno para gratinar, apenas para derreter o queijo e aquecer as panquecas.
» Sugestão de acompanhamento: salada tropical com alface-roxa, alface-americana, repolho cortado fino, abacaxi ou melão picado, cebolinha, tomate-cereja e beterraba ralada.
 
Cecília: cozinhar mais em casa e consumir mais vegetais e hortaliças (Arquivo Pessoal)  

Cecília: cozinhar mais em casa e consumir mais vegetais e hortaliças

 




Suco poderoso
 
Ingredientes
» 1 beterraba
» 1 maçã
» 2 cenouras
» 1 limão
» Água
 
Modo de preparo:
» Corte a beterraba em rodelas e bata no liquidificador com um pouco de água. Misture bem. Para aproveitar melhor as fibras dos alimentos, não use a peneira. Separe e guarde na geladeira enquanto bate no liquidificador, com a água, o limão, as cenouras e a maçã. Misture tudo. O ideal é tomar meia hora antes do café da manhã, em jejum.
Suco detox
 
Ingredientes
» 2 folhas de couve
» 1/2 talo de gengibre
» 2 rodelas de abacaxi
» 2 laranjas
» 1 punhado de agrião
» 250 ml de água
 
Modo de fazer
» Bata todos os ingredientes no liquidificador e coe em seguida. A receita rende aproximadamente 1 litro.
 
Victor Hugo Machado: para o nutricionista, equilíbrio é a chave para uma vida saudável (Arquivo Pessoal)  

Victor Hugo Machado: para o nutricionista, equilíbrio é a chave para uma vida saudável

 



Snack de grão-de-bico
 
Ingredientes
» Grão de bico cozido
» Azeite
» Pimenta-do-reino
» Páprica
» Sal a gosto
 
Modo de preparo
» Cozinhe o grão-de-bico por 5 minutos em panela de pressão. Após iniciar a fervura, escorra o grão-de-bico imediatamente e adicione os grãos em uma forma ou use o cesto da air fryer, coloque os temperos e misture bem. Asse em temperatura baixa (180ºC) até ficar crocante.
 
 
Panqueca proteica
 
Ingredientes
» 1 banana
» 1 ovo
» 1 colher de sopa de aveia
» Canela a gosto
» Pode ter 1 colher de café de cacau em pó
 
Modo de preparo
» Bata tudo no liquidificador ou mixer, coloque na frigideira até cobrir o fundo. Se necessário, faça outra camada.
 
 
Sorvete de fruta
 
Ingredientes:
» Banana congelada (1 unidade)
» Castanha de caju (10 unidades)
» Cacau em pó (1 colher de sopa)
 
Modo de preparo:
» Em processador de alimentos, bata todos os ingredientes até formar um creme, deixe em congelador por 3 horas e sirva.
 
Obs: Varie as frutas, faça combinações
 
Jornal Impresso

Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros