Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo segunda, 06 de março de 2023

SAÚDE: CONHEÇA OS ALIMENTOS E BEBIDAS QUE CONTÊM UMA QUANTIDADE SURPREENDENTE DE ÁLCOOL

 

Por O GLOBO — Rio de Janeiro

 

Pão é um dos alimentos que pode ser resíduos alcoólicos por conta da fermentação
Pão é um dos alimentos que pode ter resíduos alcoólicos por conta da fermentação Freepik

Se você foi eleito o motorista da rodada, deve evitar a todo custo produtos à base de álcool. Isso significa que você pode, no máximo, tomar uma cerveja zero álcool. Drinques alcoólicos, vinho, chope? Hoje não! Mas talvez seja maneirar no consumo de outras bebidas e alguns alimentos que, aparentemente, são inofensivos, mas que possuem certo teor de álcool.

No Brasil, são considerados produtos não alcoólicos aqueles com menos de 0,5% de álcool por volume. A cerveja zero álcool, por exemplo, deve ter até esse limite para evitar que os motoristas sejam pegos na Lei Seca.

Veja abaixo alguns produtos com os quais você deve ter atenção:

 

Pão

 

À primeira vista, faz sentido que o pão seja alcoólico. Ele usa quase exatamente os mesmos ingredientes da cerveja (exceto o lúpulo), que passam por um processo de fermentação antes do cozimento. Se você sentir o cheiro de um pão enquanto ele cresce, pode perceber o aroma familiar de álcool. A diferença da cerveja, porém, é que ela entra no forno, onde a maior parte do álcool evapora junto com o restante da água da massa. Um relatório de 1926 chamado The Alcohol Content of Bread analisou doze diferentes tipos de pães e descobriu que o teor alcoólico deles variava entre 0,04% a 1,9% de álcool por volume. Pães com tempo de fermentação longos tendem a ter um teor alcoólico mais alto, pois o período assando no forno é insuficiente para fazer evaporar toda a quantidade de álcool produzida.

  

Suco de laranja e de outras frutas

 

Com seu alto teor de açúcar, o suco de laranja é relativamente alcoólico, assim como vários sucos de frutas que não são rotulados como tal. É amplamente conhecido que o suco de laranja pode conter até 0,5% de álcool por volume, ficando no limite da legislação brasileira.

Não é apenas o suco, porém, que é alcoólico — a própria fruta pode ser também. Bananas maduras têm até 0,5% de álcool, que varia dependendo de quão madura a banana está. Aquelas que estão prontas para serem consumidas normalmente têm cerca de 0,2%, mas as bananas com manchas começam a ficar mais alcoólicas, chegando até 0,5%.

Segundo os cientistas, mesmo que uma quantidade significativa desses alimentos seja ingerida, não é como tomar uma dose de bebida alcoólica, pois fica abaixo dos 0,5%, sendo classificado como não alcoólico. Ainda assim, eles recomendam não exagerar — mas as quantidades seguras não são especificadas no estudo.

 

  

Molho de soja

 

O molho de soja, um condimento salgado feito do grão, é o item mais alcoólico da lista, tente entre 1,5% e 2% de álcool por volume. Este molho é feito a partir de um processo de fermentação natural semelhante ao vinho ou à cerveja. O amido dentro do trigo, que faz parte dos ingredientes, se decompõe à medida que fermenta, transformando-se em etanol e dando ao molho de soja parte de seu sabor característico. Como resultado, alguns molhos de soja são quase tão fortes quanto uma cerveja fraca, apesar de não serem rotulados como tal, e podem ter um impacto em grandes quantidades.

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros