Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense sábado, 23 de julho de 2022

SÃO JOÃO: FINAL DO CONCURSO DE QUADRILHAS ACONTECE NESTE FINAL DE SEMANA, EM TAGUATINGA

 

Final do Concurso de Quadrilhas acontece neste final de semana, em Taguatinga

A campeã irá representar o Distrito Federal no concurso nacional promovido pela Confederação Brasileira de Entidades Juninas

SC
Samuel Calado
postado em 22/07/2022 22:30 / atualizado em 22/07/2022 22:33
 
 (crédito:  Samuel Calado / CB)
(crédito: Samuel Calado / CB)

A grande final do Circuito de Quadrilhas Juninas do Distrito Federal e entorno acontece neste final de semana, 23 e 24 de julho, no estacionamento do Taguaparque, em Taguatinga. O evento é gratuito e terá início às 18h. Além dos grupos, haverá apresentações de bandas de forró e feirinha com comidas típicas. Ao todo, 14 grupos concorrem a taça de campeão. Além de se consagrar no Distrito Federal, a vencedora terá a oportunidade de disputar no concurso nacional promovido pela Confederação Brasileira de Entidades Juninas que este ano acontecerá em Belo Horizonte (MG). 

 

Junina "Formiga da Roça" (São Sebastião)
Junina "Formiga da Roça" (São Sebastião)(foto: Samuel Calado/CB)

 

No ranking geral, as quadrilhas "Si Bobiá a Gente Pimba", de Samambaia Sul e "Formiga da Roça", de São Sebastião aparecem quase empatadas no primeiro lugar, com dois décimos de diferença entre ambas. Logo em seguida estão as juninas Paixão Cangaço (Águas Lindas de Goiás), Arroxa o Nó (Paranoá) e Sabugo de Milho (Taguatinga). Já próximo ao rebaixamento estão os grupos Xamegar (Paranoá) e Pula Fogueira (Itapoã), que agora lutam para não cair para o módulo de acesso. Independente do resultado, cada quadrilha recebeu R$3.125,00 por cada etapa.

Confira a classificação geral

1. 539,3 - Si Bobiá a Gente Pimba
2. 539,1 - Formiga da Roça
3. 537,2 - Paixão Cangaço
4. 535,8 - Arroxa o Nó
5. 535,6 - Sabugo de Milho
6. 534,5 - Rasga o Fole
7. 533,8 - Ribuliço
8. 532,6 - Arraiá dos Matutos
9. 530,9 - Amor Junino
10. 530,7 - Sanfona Lascada
11. 530,1 - Xem Nhem Nhem
12. 530,1 - Xique Xique
13. 528,8 - Xamegar
14. 520,6 - Pula Fogueira

 

 

Quadrilha Paixão Cangaço, de Águas Lindas de Goiás
Quadrilha Paixão Cangaço, de Águas Lindas de Goiás(foto: Samuel Calado / CB)

 

A coordenadora de avaliação, Alexa Guerra, revela que a mesa do júri desta edição será composta por um jurado do Recife, um do Tocantins e três do Distrito Federal. “Agora é a finalização dos projetos. O que tinha de mudar, já mudaram. Teve quadrilha que modificou todo o espetáculo, comparado ao início do projeto. Como cada mesa é composta por avaliadores diferentes, repassamos as mesmas instruções, entre elas, trabalhar de forma imparcial e estar atento aos detalhes de cada trabalho. No final, devem trazer comentários que possam acrescentar o projeto”.


Veja a ordem das apresentações das quadrilhas

 

Sábado (23/07)


01 - Xém Nhem Nhém
02 - Pula Fogueira
03 - Xamegar
04 - Amor Junino
05 - Rasga o Fole
06 - Si Bobiá a Gente Pimba
07 - Xique Xique


Domingo (24/07)

01 - Formiga da Roça
02 - Ribuliço
03 - Arroxa o Nó
04 - Arraiá dos Matutos
05 - Sabugo de Milho
06 - Paixão Cangaço
07 - Sanfona Lascada

A Liga de Quadrilhas Independentes do Distrito Federal e Entorno (Linqdfe), organizadora do evento, recomenda que as pessoas cheguem cedo ao local para garantir vaga na arquibancada. O evento contará com cobertura especial nas redes sociais do Correio e transmissão ao vivo no Youtube, através do canal da liga e TV Formiga.

Assista à homenagem especial produzida pelo Correio 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros