Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Coluna do DIB segunda, 15 de julho de 2024

SANTOS DUMONT, O PAI DA AVIAÇÃO (CRÔNICA DO COLUNISTA SACRISTÃO ANTÔNIO CARLOS DIB)
SANTOS DUMONT, O PAI DA AVIAÇÃO
Antônio Carlos Dib
 
 
Pode ser uma imagem de barco e dirigível
 
 
 
O inventor brasileiro Santos Dumont, homem que estaria completando 151 anos no próximo dia 20, lançou mão de materiais dos mais curiosos quando iniciou a trajetória rumo aos balões dirigíveis e posteriormente ao 14 bis - seu invento de maior relevância.
 
Em mais uma matéria especial sobre este personagem brasileiro, você vai ver que seu primeiro balão, chamado N-1, foi feito com cordas de aço, bambu e seda japonesa. Mas sua maior distinção estava no motor motivo a combustível fóssil - algo inimaginável até ali, especialmente pelo medo de que pudesse causar um acidente.
 
Esta é a segunda de uma série de quatro reportagens produzidas pela Comunicação do MAST em parceria com Henrique Lins de Barros, pesquisador titular do Centro Brasileiro de Pesquisas Física (CBPF/MCTI), e especialista na biografia do Pai da Aviação.
 
 

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