Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Igreja Católica Apostólica Romana quinta, 06 de abril de 2023

SANTA CEIA DO SENHOR

SANTA CEIA DO SENHOR

Raimundo Floriano

Vonte: Google

 


A Santa Ceia do Senhor não foi criada por homens, mas foi instituída por Jesus.

"Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos seus discípulos, dizendo: Tomem e comam; isto é o meu corpo. Em seguida tomou o cálice, deu graças e o ofereceu aos discípulos, dizendo: Bebam dele todos vocês. Isto é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos, para perdão de pecados."
- Mateus 26:26-28.

Ao lermos este versículo fica claro o mandamento de Jesus: tomem, bebam (sempre que comerem deste pão e beberem do cálice). É o sangue da nova aliança entre Deus e o homem, por meio de Cristo.

O que significa a Santa Ceia

A Ceia significa um memorial, uma ordenança do próprio Cristo para os seus seguidores e, que nos lembra do Seu sacrifício na cruz pelo perdão dos nossos pecados, mas também nos dá esperança para o futuro.

"Pois recebi do Senhor o que também lhes entreguei: Que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão e, tendo dado graças, partiu-o e disse: Isto é o meu corpo, que é dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim. Da mesma forma, depois da ceia ele tomou o cálice e disse: Este cálice é a nova aliança no meu sangue; façam isso, sempre que o beberem, em memória de mim. Porque, sempre que comerem deste pão e beberem deste cálice, vocês anunciam a morte do Senhor até que ele venha."
- 1 Coríntios 11:23-26

Como podemos observar no versículo acima, a Santa Ceia é um memorial, mandamento para que todos os cristãos não se esqueçam que Jesus deu Seu corpo, Seu sangue por todos nós. É para nos lembrar o que Cristo fez por nós e sermos obedientes a Ele.

A importância da Ceia do Senhor

A Bíblia ensina que a Ceia do Senhor é o ato memorial de extrema importância, pois demonstra a libertação do pecado, da morte e o acesso ao Senhor por meio do sacrífico de Jesus, a esperança da vida eterna. Celebramos a Ceia até que Jesus volte, pois foi assim que Ele instituiu (1 Coríntios 11:26).

No Antigo Testamento havia a páscoa judaica, na qual era um memorial sobre a libertação do povo do Egito e a esperança da terra prometida.

No Novo Testamento, Jesus, não só institui, mas ordena que a Ceia seja celebrada até à Sua volta, portanto é um ato memorial de extrema importância para a vida do crente.

6 motivos para participar da Santa Ceia

Como já vimos o significado e importância da Ceia, vamos agora ver alguns motivos para participarmos do memorial da Ceia do Senhor.

  1. Obediência a Jesus - Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o, e o deu aos seus discípulos, dizendo: "Tomem e comam; isto é o meu corpo". Mateus 26:26

  2. Memória da morte de Jesus - Tomando o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: "Isto é o meu corpo dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim." Lucas 22:19

  3. Proclamar a volta de Jesus - "Porque, sempre que comerem deste pão e beberem deste cálice, vocês anunciam a morte do Senhor até que ele venha." 1 Coríntios 11:26

  4. Ser um em Cristo - Não é verdade que o cálice da bênção que abençoamos é uma participação no sangue de Cristo, e que o pão que partimos é uma participação no corpo de Cristo? Por haver um único pão, nós, que somos muitos, somos um só corpo, pois todos participamos de um único pão. 1 Coríntios 10:16-17

  5. Perdoados pelo sangue de Jesus - "Isto é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos, para perdão de pecados." Mateus 26:28

  6. Agradecer ao Senhor pelo sacrifício e pela vida eterna - "Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna." João 3:16

Os elementos da Ceia do Senhor

Na celebração da Ceia, os elementos usados são o pão e o vinho. Estes são símbolos que representam o corpo de Jesus e o sangue derramado.

O pão representa o corpo de Jesus, que sofreu, ferido na cruz e morreu por nós:

"Pois o pão de Deus é aquele que desceu do céu e dá vida ao mundo."
- João 6:33

O sangue derramado na cruz por Jesus pagou por nossos pecados, mas também permitiu uma nova aliança entre Deus e o homem. Logo, o vinho simboliza o sangue de Jesus na nova aliança:

"Este cálice é a nova aliança no meu sangue; façam isto, sempre que o beberem, em memória de mim."
- 1 Coríntios 11:25

Há um dia específico para celebrar a Ceia?

Não temos nenhuma evidência na Bíblia que nos diga qual data certa e frequência para participar da Ceia do Senhor. O que a Bíblia nos ensina é fazer isso em memória de Cristo, até que Ele volte (1 Coríntios 11:24-26).

Há denominações que realizam a Santa Ceia semanalmente, outras igrejas fazem uma vez por mês e outras uma vez por ano.Assim, a Ceia do Senhor deve ser celebrada, seja qual for a frequência, como cumprimento do mandamento de Cristo.

Quem deve tomar a Santa Ceia

A Bíblia ensina que as pessoas que devem tomar a Ceia são aquelas que professam sua fé em Cristo, reconhecendo ser pecadores, mas se arrependeram. Também obedeceram crendo que o batismo também é uma ordenança de Jesus. Os participantes da Santa Ceia também buscam viver em aliança com o Senhor e com os irmãos da fé.

Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos.
- Mateus 28:19-20

Apesar de não haver uma indicação direta na Bíblia acerca do batismo, como um requisito para participar da Ceia do Senhor, estes versículos são uma base criteriosa para quem deve tomar a Ceia. Alguns estudiosos dizem que este texto bíblico também era a base para a igreja primitiva (século I) usar nesta situação da participação da Santa Ceia.

A Bíblia também ensina que ninguém deve tomar a Ceia sem fazer uma análise de sua vida (1 Coríntios 11:28). Aquela pessoa que toma a Ceia sem perceber seu significado, sua importância, sem reconhecer que é pecador e que precisa de Jesus, está tomando indignamente e para sua própria condenação (1 Coríntios 11:29).

O que significa tomar a Santa Ceia indignamente

A Bíblia traz uma advertência séria em relação a participar da Ceia do Senhor indevidamente, sem entendimento do que está fazendo:

"Pois quem come e bebe sem discernir o corpo do Senhor, come e bebe para sua própria condenação. Por isso há entre vocês muitos fracos e doentes, e vários já dormiram. Mas, se nós nos examinássemos a nós mesmos, não receberíamos juízo. Quando, porém, somos julgados pelo Senhor, estamos sendo disciplinados para que não sejamos condenados com o mundo.
- 1 Coríntios 11:29-32

Ao lermos este texto bíblico, podemos ver a seriedade e as consequências do ato de participar da Ceia indignamente. Cada um precisa examinar sua vida, ver se compreende o sacrifício de Jesus na cruz e as implicações que essa graça traz sobre si. Também deve analisar se tem vivido conforme os princípios e ensinamentos bíblicos e se procura a unidade e comunhão com os irmãos.
Lembrem-se que o Senhor perdoa sempre a quem se arrepende:

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.
- 1 João 1:9

A Santa Ceia do Senhor é uma celebração especial, de reflexão e alegria.

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros