DOCSP 2024 seleciona dois projetos da Salvatore Filmes
Empresa apresenta a minissérie 'Dz7' e o longa 'Mahku: Vendo Tela, Compro Terra' no mercado do evento de documentários, que acontece de 5 a 7 de setembro
Imagem de 'Mahku: Vendo Tela, Compro Terra' - crédito: Salvatore Filmes/Divulgação
A Salvatore Filmes, dos realizadores Marcelo Botta e Gabriel Di Giacomo Rocha, desembarca no 10º DOCSP, espaço voltado à reflexão sobre as novas narrativas do cinema documental e mercado para produções do gênero. A empresa produtora participa com dois projetos selecionados: "Dz7" e "Mahku: Vendo Tela, Compro Terra", minissérie e longa-metragem, respectivamente. Os títulos integram as rodadas de negócio do evento que acontece de 5 a 7 de setembro de 2024 na capital paulista.
O primeiro título é a minissérie documental "Dz7", produzida pela Salvatore, que remonta a história do surgimento da Dz7 e investiga a tragédia que vitimou nove jovens em uma ação da polícia militar na comunidade de Paraisópolis, segunda maior favela de São Paulo, evidenciando as reviravoltas de uma das maiores manifestações culturais periféricas do Brasil. A série está em desenvolvimento e vai contar com quatro capítulos de 40 minutos.
Já o longa documental "Mahku: Vendo Tela, Compro Terra", é um projeto de Breno Kruse em parceria com Itamar Rios, artista plástico integrante do grupo retratado no documentário. O filme narra o surgimento e evolução do movimento de artistas da etnia Huni Kuin do Acre, que desde 2013 une arte e luta territorial, vendendo pinturas para comprar terra.
Em pouco mais de dez anos de atividade eles se tornaram uma sensação no mundo da arte, e em 2024 foram convidados pela Bienal de Veneza para pintar a fachada do pavilhão principal. Acompanharemos a trajetória desde do surgimento do movimento na aldeia, onde eles pintam sob o transe da ayahuasca, até a consagração em Veneza, com um registro inédito da viagem e pintura na Biennale. A produção tem previsão de lançamento para 2026.
Entre suas realizações, a Salvatore Filmes conta com longas-metragens premiados e reconhecidos internacionalmente. São produções dela a recente ficção maranhense "Betânia" (2024), as duas temporadas da série de humor "Auto Posto" (2020-2023), ambos de Marcelo Botta. e o docs "Memória Sufocada" (2021), sobre a ditadura militar, e "Marcha Cega" (2018), sobre a repressão policial nas manifestações em SP, dirigidas por Gabriel Di Giacomo.
Salvatore Filmes
https://salvatorefilmes.com.br/
Instagram: @salvatorefilmes
–
Patrícia Rabello (11) 98196-9290
PR| Assessora de Imprensa| Consultoria em Comunicação| Produtora Executiva| Conexões Estratégicas
email: patirabello@uol.com.br; pati@patriciarabello.com.br
Isidoro B. Guggiana (51) 99923-4383
Assessoria de Imprensa
email: isidoro.guggiana@gmail.com