ROUBO EM STONEHENGE – PARTE II-B (OS CÍRCULOS)
Compilação Por Robson José Calixto - Estágio III
O estágio III de Stonehenge, segundo os estudiosos, ocorreu entre 2.480 – 2.280 a.C. o Círculo de pedras azuis-acinzentadas foi desmontado e um banco e uma vala, com cerca de 35 m de diâmetro, foram construídos em torno da posição do antigo círculo de pedras. Supõe-se que as pedras tenham sido trazidas para Stonehenge, talvez para serem rearranjados dentro de seu centro.
Possivelmente duas pedras foram removidas para a abertura de passagem na extremidade nordeste. Inumação humana datada entre 2.400-2.140 a.C. foi enterrada na vala, do lado oeste da passagem (entrada) nordeste. Conhecido como o Arqueiro de Stonehenge, esse homem adulto foi atingindo, ao menos, três vezes por flechas. Ele tem sido acreditado como sacrifício humano ou vítima de assassinato, contudo pode ter sido o último enterrado no cemitério de Stonehenge.
Estágio IV
Nesse estágio, as pedras azuis-acinzentadas foram assentadas sobre os soquetes Q&R. Dentro do centro, um círculo oval com 24 pedras foi construído (possivelmente a partir de pedras azuis na posição vertical, no período de 2.280-1.940 a.C.).
O grande buraco ao lado do trilithon gigante foi preenchido e uma das pedras do círculo oval foi assentada no seu interior. Osso de animal, datado de 2.460 a 2.040 a.C., no topo de um buraco Q vazio correspondeu com a data de construção de 2.480 a 2.140 a.C e 2.290 a 2.030 para o círculo de pedras azuis-acinzentadas.
Estágio V
Dois círculos concêntricos de valas, conhecidos como buracos Y e Z foram cavados na parte de fora do círculo de pedras sarracenas (Sarsen Circle). Elas foram deixadas abertas e foram preenchidas por sedimentos trazidos pelo vento, provavelmente de áreas cultivadas na vizinhança. É possível que essas valas tenham sido escavadas para a colocação de pedras azuis-acinzentadas, todavia se a era a intensão nunca foi completada. Algumas partes desse trabalho não foram bem preservados, e pedras desse último círculo foram removidas em períodos mais recentes.
Fim da Parte II-B
Esse texto foi completamente baseado em: Pearson, M.; Marshall, P.; Pollard, J.; Richards, C.; Thomas, J.; and Welham, K. – Stonehenge. Chapter 9.
Brasília,05 de outubro de 2019