RIO - A roda gigante Rio Star teve a instalação de suas 54 cabines concluída e entra na fase dos testes de segurança a partir desta segunda-feira na Zona Portuária . A abertura da atração ao público está prevista para acontecer na primeira quinzena de dezembro. As informações são de representantes da construtora JLCMT, responsável pela obra.
De acordo com a empresa, mais de 80% dos trabalhos já estão concluídos. Além dos testes de segurança do equipamento, está em fase de finalização o parque de 2.530 metros quadrados na base do brinquedo, que abrigará bar, café, loja de souvenir e de fotografias e um deque.
Quando estiver pronta, a Rio Star terá 88 metros de altura e fará uma volta completa em 18 minutos, com ingressos a R$ 49 e meia-entrada nos casos previstos por lei. A expectativa é que a atração receba 1 milhão de visitantes por ano e gere 60 empregos.
Com formato que lembra uma versão em miniatura dos bondinhos do Pão de Açúcar, as gôndolas da roda gigante foram trazidas da China, oferecem vista 360 graus e são climatizadas. As cabines suportam até 640 quilos cada uma, contam com três travas externas e portas com abertura suficiente para passagem de uma cadeira de rodas. Além disso, os compartimentos têm um sistema de rádio para comunicação em casos de emergência.