Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo sexta, 04 de outubro de 2019

ROCK IN RIO - IRON MAIDEN LIDERA MARATONA DO METAL NESTA SEXTA-FEIRA

 

Rock in Rio: Iron Maiden lidera maratona do metal nesta sexta-feira

Dia dedicado ao gênero, tradicional no festival, tem ainda Slayer, Scorpions, Anthrax, Helloween e Sepultura, entre outros
 
 
Bruce Dickinson em show do Iron Maiden Foto: Reprodução
Bruce Dickinson em show do Iron Maiden Foto: Reprodução

RIO - Os metaleiros andam preocupados.

- Cara, a que horas a gente vai comer? - disse um deles no último sábado, disfarçando a lágrima que caía ao som de "Burn", clássico do Deep Purple que encerrou o show do Whitesnake no Palco Sunset.

 
A perda de sono tem seus motivos. Nesta sexta-feira, o bicho pega no Rock in Rio, no dia dedicado ao rock pesado, uma tradição do festival desde 11 de janeiro de 1985, quando o Iron Maiden , em sua primeira passagem pelo Brasil, abriu o caminho para a noite do dia 19, que enfileirou Whitesnake, Ozzy Osbourne, Scorpions em AC/DC no mesmo palco, para um público na casa dos centenas de milhares.

ATENÇÃÃÃO: O que pode e o que não pode entrar na Cidade do Rock

DO BRT AO PRIMEIRA CLASSE:  Como ir e vir da Cidade do Rock

- Como qualquer coisa importante que você faz pela primeira vez na vida, o Rock in Rio de 1985 é inesquecível para mim - lembrou o cantor do Iron Maiden, Bruce Dickinson, quando a noite desta sexta-feira foi anunciada. - Quatro de outubro! Já está guardado. Aquela noite em janeiro de 1985 foi como um tsunami sobre nós, estourou o Iron Maiden em toda a América do Sul literalmente da noite para o dia.

LEIA MAIS: A cobertura completa do Rock in Rio 2019

Desde então - quando foi criado o termo "metaleiro", que alguns dos adeptos preferem trocar pelo gringo headbanger, ou "sacudidor de cabeça" -, o gênero está sempre representado no festival, por artistas como Metallica, Slipknot, System of a Down ou os protagonistas da maratona de hoje.

 
A banda alemã Helloween Foto: Fábio Augusto Ferreira Santos / Divulgação/Fábio Augusto
A banda alemã Helloween Foto: Fábio Augusto Ferreira Santos / Divulgação/Fábio Augusto

Às 15h, no Palco Sunset, o trio Nervosa faz sua estreia no festival. Formado em São Paulo em 2010, o grupo conta hoje com Fernanda Lira (baixo e voz), Prika Amaral (guitarra) e Luana Dametto (bateria). Hoje radicadas em Berlim, na Alemanha, as três há anos correm a Europa com seu thrash metal de músicas como "Horrodome", "Kill the silence" e "Death!", apimentadas pelos vocais guturais de Fernanda. Às 16h2m, ainda no Sunset, os grupos Torture Squad e Claustrofobia, ambos de São Paulo, se reúnem para um pagode de Belzebu e recebem o gigante Chuck Billy, cantor do Testament, veterana banda thrash de São Francisco, na Califórnia.

PROGRAME-SE: Veja os horários dos shows do Rock in Rio

SEM SUFOCO: Como comer barato no Rock in Rio

Até aí, deu para respirar e tomar uma cerveja - que, segundo Roberto Medina, presidente do Rock in Rio, tem seu consumo multiplicado por dez nos dias do metal. Das 17h30m, quando o Sepultura começar sua apresentação, até por volta das 23h30m, haja pescoço, cabelo, coluna vertebral, joelho e outros órgãos vitais.

O grupo americano Slayer Foto: Divulgação
O grupo americano Slayer Foto: Divulgação

Acabou o Sepultura (possivelmente com "Roots, bloody roots"), são aqueles 800m com obstáculos de volta para o Sunset, onde começa o Anthrax às 18h30m. A banda formada em 1981 em Nova York compõe o Demoniacíssimo Quarteto do thrash, apelidado de Big Four, com Metallica, Slayer e Megadeth. Com o furioso Joey Belladonna à frente e Scott Ian, uma das maiores figuras do metal, na guitarra, o quinteto terá uma hora para mostrar standards como "Caught in a mosh", "Got the time" (cover de Joe Jackson) e "Indians", em que o cantor, que tem sangue iroquois, defende suas raízes. Essa, aliás, deve ser a última, sinal de que... partiu Palco Mundo, que tem Helloween .

LEIA TAMBÉM: Em livro, Bruce Dickinson conta como virou cantor do Iron Maiden, esgrimista, piloto e empresário

A banda alemã, que substituiu o Megadeth - cuja participação foi cancelada quando o cantor Dave Mustaine foi diagnosticado com câncer na garganta, em junho - traz ao Rio a turnê "Pumpkins united", em que, além da formação atual, convida seus ex-vocalistas Michael Kiske (titular nos discos "Keeper of the seven keys" partes 1 e 2, dos anos 1980, dois dos preferidos dos fãs) e Kai Hansen, cofundador da banda, para algumas canções.

- São três cantores e três guitarras - disse o titular de uma das três e também fundador da banda Michael Weikath ao GLOBO em junho. - Dá um certo trabalho, mas é muito divertido.

Representante do metal melódico (que em algum momento foi chamado de power metal), o Helloween também terá uma hora para mostrar seu som de temática influenciada por J. R. R. Tolkien. "I want out" ("Quero sair", apropriadamente) deve ser a última, e aí a casa cai de vez: às 20h30m o Slayer toca no Rio e no Brasil pela última vez. A banda formada em 1981 passa pelo Rock in Rio em sua turnê de despedida (os Scorpions estão nessa há uns 10 anos, mas o Slayer não tem vocação para Silvio Caldas do thrash), e serão 60 minutos de lágrimas ao som de "Raining blood", "Black magic", "Hell awaits" e outros quindins. O quarteto formado por Tom Araya (baixo e vocais), Kerry King e Gary Holt (guitarras) e Pau Bostaph (bateria) tem shows marcados até o fim de novembro, quando se despede dos palcos em dois shows no Forum de Los Angeles, sua cidade natal.

 

Quem sobreviver até "Angel of death" faz o trajeto mais uma vez até o Palco Mundo para a principal atração da noite, o Iron Maiden, que traz ao Rio às 21h30m a turnê "Legacy of the beast".

- O show está brilhante - diz Dickinson, que não é conhecido pela modéstia.

A maior produção da história do Maiden inclui um avião e cenários que remetem a discos como "The number of the beast" (1982), "Powerslave" (1984), "Fear of the dark" (1992) e "Brave new world" (2000), além do querido monstro-mascote Eddie, que pode aparecer em mais de uma encarnação. Esperto, o Iron Maiden pediu para se apresentar antes dos Scorpions, contrariando a ordem "natural".

- Acho que eles querem ir descansar mais cedo - brinca Medina.

A banda britânica sabe da maratona de shows prevista para o dia e resolveu não se apresentar para um público tão cansado. Quem resistir até um pouco depois da meia-noite verá os alemães Scorpions , outros remanescentes de 1985, voltarem ao festival com seu hard rock chicletudo, de músicas como "Blackout" e "Rock you like a hurricane", além das baladas "Still loving you", "Wind of change" e "Send me an angel". O Sindicato dos Metaleiros só carimbará a carteirinha de cada um de seus membros após a última canção, que deve ser... só que estiver lá saberá.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros