Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo sábado, 05 de outubro de 2019

ROCK IN RIO - BLACK EYED PEAS CRITICAM SUCESSO DE BUNDA E BEBIDAS

 

Rock in Rio: Black Eyed Peas criticam sucesso de 'bunda e bebidas'

Atração deste sábado, rapper Will.I.Am conta que procura casa para comprar na Praia da Joatinga
 
 
Apl de Ap, Will.I.Am. e Taboo: o grupo americano Black Eyed Peas Foto: Divulgação
Apl de Ap, Will.I.Am. e Taboo: o grupo americano Black Eyed Peas Foto: Divulgação
 
 

RIO — O Rock in Rio vai viver uma situação curiosa neste sábado (5). Atração solo do Palco Mundo em 2017, Fergie, a voz do Black Eyed Peas, cantou sucessos do grupo, como “Let’s get it started”, “My humps”, “Pump it” e “I gotta feeling” ( num show que não empolgou, diga-se ). Agora, os mesmos hits vão aparecer com os fundadores do grupo: os rappers Will.I.Am , Taboo e Apl de Ap .

 

Empolgou ou não? Saiba como foram os shows desta sexta-feira

Fergie deixou o Black Eyed Peas em fevereiro de 2018, numa saída meio misteriosa. Tanto que Will e Taboo não quiseram falar do assunto. As vozes femininas que vão acompanhar os dois no Palco Mundo, a partir das 22h20, ficarão a cargo da filipina Jessica Reynoso, revelada pelo programa "The Voice" de seu país, e da carioquíssima Anitta . Primeira atração do Palco Mundo neste sábado, às 18h, Anitta volta como participação especial no show do BEP, dias após ter lançado o clipe “eXplosion” em parceria com o grupo.

O que ela promete: Anitta terá bailarina trans em show no Rock in Rio: 'É uma mulher e ponto'

A  seguir, os rappers Will.I.Am e Taboo falam sobre a relação com o Brasil, onde já se apresentaram com certa frequência. A noite mais marcante, conta Will.I.Am, foi na virada de 2007 para 2008, na Praia de Ipanema, diante de uma multidão. Tarado por música brasileira, de Tom Jobim a Seu Jorge, o músico quer, inclusive, comprar uma casa na Praia da Joatinga, Zona Oeste do Rio. No papo, o rapper ainda aproveitou parar criticar a indústria musical atual, em que “músicas sobre bunda e bebidas fazem muito mais sucesso do que aquelas sobre amor”. E cravou: se a reflexiva “Where is the love?”, um dos grandes hits do BEP, tivesse sido lançada hoje, não teria o mesmo impacto de 16 anos atrás.

 

Planeje-se: Veja a programação com os horários dos shows

Vocês estão acostumados a grandes shows aqui no Rio. Há 12 anos, por exemplo, fizeram uma apresentação gratuita na praia de Ipanema. Do que se lembram naquela noite?

Will.I.Am: Aquele foi, até hoje, o maior público que já tivemos na nossa carreira. Me falaram que tinha 1,1 milhão de pessoas naquela praia. É como um sonho, ainda, eu lembro daquilo como um sonho. Estar num país que não era nosso, e eu ouvia bossa nova e samba há muitos anos. Então estar no nosso país preferido, de onde saiu nossa música preferida, diante de tantas pessoas… Foi uma oportunidade abençoada.

E já estiveram aqui muitas vezes. Como é a relação de vocês com o país?

Will.I.Am: Sim, nós passamos muito tempo no Brasil e temos uma penca de amigos aí. Quero comprar uma casa na Joatinga. Nós já tocamos em Recife, Porto Alegre, Fortaleza, Florianópolis, Bahia, Rio, claro, São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte… Tentamos estar nos maiores lugares. Muitas pessoas vão só para São Paulo e Rio, poucos vão para a Bahia, para Florianópolis, Recife, Fortaleza. É o melhor lugar do mundo por conta de Jorge Ben Jor, de Gilberto Gil, de Seu Jorge, Antonio Carlos Jobim… Por todas essas pessoas. Lendas do passado, e agora temos Anitta. Ela é parte da minha família, agora. Eu amo ela!

 

O Rio é diferente agora em comparação à última vez que vocês estiveram aqui. Melhorou em alguns aspectos, piorou em outros. Isso é algo que vocês reparam quando vêm para cá?

Will.I.Am: O Brasil é sempre de altos baixos. A economia está bem, e do nada passa a ficar mal. A violência aumenta, depois diminui. Na última vez, foi quando o Bope estava tentando “salvar” o Brasil para a Copa do Mundo. Então estava feia a coisa, um Brasil diferente do que eu já tinha visto. Eu amo o país, não importa as condições. Porque eu venho de um bairro muito violento, então não vejo o país como violento, amo-o por todas suas diferentes versões porque acredito nele. O país tem todos os elementos para funcionar, o melhor clima, a mistura de negros e brancos, latinos e gringos, morenas, a cultura, não tem desastres como terremotos… O problema do país é a corrupção, mas isso vai mudar no futuro. Eu vou ter uma casa aí.

Vocês estão vindo com uma nova cantora, a filipina Jessica Reynoso. O que nela chamou atenção do grupo?

Taboo: O Apl de Ap descobriu a Jessica quando estava sendo jurado no “The Voice Filipinas”. Ele rapidamente sentiu uma grande conexão com ela, porque eles têm uma história parecida, assim como a origem, ele viu o quanto ela era talentosa e a trouxe para realizar o sonho de ser cantora nos Estados Unidos. Ela ia para o estúdio conosco e eventualmente começou a fazer shows também, Apl diz que ela é uma nova integrante da família. Ela é um novo talento incrível. Sempre buscamos descobrir promessas, e JRey é uma.

 

Ano passado, vocês lançaram um novo álbum, “Masters of the sun vol. 1”, e eu li uma entrevista em que Taboo disse que é um trabalho que lembra muito “Behind the front”, o primeiro disco do BEP. Como?

Taboo: Nós celebramos “Behind the front” em uma turnê em 2018, como um aniversário de 20 anos. E pensamos em mostrar para as pessoas como éramos no começo da nossa carreira. Muita gente nos conhece por nossos grandes hits pop e não sabe que lançamos dois discos antes dessa fase. Então queríamos voltar às raízes, à pedra fundamental do Black Eyed Peas como um trio de hip hop, e mostrar para essas pessoas.

Vocês têm impressão de que uma música como “Where is the love?” é ainda mais atual e necessária do que era quando vocês lançaram, há 16 anos?

Taboo: Eu concordo.

Will.I.Am: É uma música muito importante em todos os momentos. Mas acho que se “Where is the love?” saísse hoje, ela não teria o impacto que teve em 2003.

Por quê?

Will.I.Am: Porque em 2003 a gente ainda tinha a rádio como peça-chave, e a MTV, nós não tínhamos todas as canções do mundo em computadores ou robôs que definiam o que você deveria ouvir. Agora, você tem telefones, todos os tipos de conteúdo. A cada dez pessoas que realmente querem passar uma mensagem, algo bom para o mundo, outras mil pessoas estão se esforçando para ganhar dinheiro ou atenção com merdas estúpidas. Os conteúdos sobre bunda e bebidas vêm antes daqueles sobre paixão e amor. Isso é algo estranho na sociedade atual.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros