Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo terça, 17 de setembro de 2019

RISOTO DE OSSOBUCO: RECEITA

 

Saiba como preparar a receita de risoto de ossobuco de vitelo do D.O.C. Ristorante

O açafrão dá o tom do prato, criação do chef Nicola Giorgio
 
 
Risotto de Ossobuco de Vitelo do D.O.C. Foto: Maria Mattos / Divulgação
Risotto de Ossobuco de Vitelo do D.O.C. Foto: Maria Mattos / Divulgação
 
 

RIO — Prato do Norte da Itália, o segredo do sabor do ossobuco de vitelo é marinar a carne, que fica em emulsão por um dia inteiro. A paciência vale a recompensa, já que a combinação da marinada com o risoto de açafrão proporciona uma mistura forte e muito rica em sabores. O prato é criação do chef italiano Nicola Giorgio .

 

Risoto de Ossobuco de Vitelo (1 porção)

Ingredientes: 80g de arroz arbóreo; 50g de cebola branca; 50g de azeite extravirgem; 100ml de vinho branco; 50g de rôti de vitela; 40g de queijo parmesão; 40g de manteiga; 10g de tomilho; 50g de cenoura; 50g de alho-poró; 25g de aipo; 50ml de vinho tinto; 300g ossobuco de vitelo; 50g de farinha de trigo; 10g de alho; 20g de sal; 2g de pimenta-do-reino e 2g de açafrão.

Modo de preparo:

1. Misture o vinho tinto, a cenoura, o aipo, o alho-poró, a cebola, o alho, o sal, a pimenta-do-reino e o tomilho. Coloque o ossobuco para marinar nesse preparado por um dia.

2. Depois de marinado, coloque o ossobuco para assar com o preparado em forno a 180ºC, por quatro horas.

3. Esquente levemente o azeite e acrescente o arroz e a cebola. Vá colocando o vinho branco aos poucos, para soltar do fundo da panela. Acrescente açafrão, manteiga, parmesão e sal. Mexa cuidadosamente, até que fique cremoso, deixando o arroz al dente.

4. Depois de pronto, coloque o arroz no centro de um prato fundo. Abra um espaço no centro do risoto e coloque os pedaços de ossobuco, soltos do osso, até preenchê-lo completamente. Regue suavemente com o molho do assado.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros