Começou na tarde desta terça-feira (23) a segunda edição da Rio Creativa Conference (Rio2C) na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.
O evento traz para o público inovações e um universo diversificado sobre as tendências e consumo do mercado audiovisual. A exposição, que pretende reunir investidores e produtores de conteúdo até o próximo sábado (28), foi dividida em três campos: mercado, conferência e festival.
O criador e CEO do evento, Rafael Lazarini, afirmou que a missão da Rio 2C é estimular as pessoas e fazer com que elas saiam de suas zonas de conforto.
— A missão do Rio2C é inovar, inspirar e conectar mentes criativas. Seja para você começar uma startup no setor que for, seja para produzir seu conteúdo nas novas plataformas de streaming, seja uma banda que você está lançando — disse Lazarini.
Sucessora do Rio Content Market, a Rio 2C causou um impacto de R$ 200 milhões na economia em sua primeira edição, realizada ano passado também na Cidade das Artes. O número de palestrantes cresceu de 492 para mais mil.
Hoje a principal atração foi a palestra de KondZilla, criador e proprietário do maior canal brasileiro do YouTube. Nos próximos dias será a vez de Heitor TP, ex-integrante da banda Simply Red e compositor de trilhas em Hollywood; Morena Baccarin, atriz brasileira que fez filmes como “Deadpool” (1 e 2) e as séries “Gotham” e “Homeland”, que falará no painel “A Arte da atuação”, ao lado do ator Cauã Reymond; João Mesquita, CEO da Globoplay; Roberto Rios, Vice-Presidente Corporativo, Produções Originais da HBO Latin America; Betsy West, diretora e produtora vencedora de 21 Emmys de Jornalismo e nomeada este ano ao Oscar de melhor documentário com "RBG"; Charlie Brooker e Annabel Jones, da série "Black mirror"; Ted Sarandos, Chief Content Officer (CCO) da Netflix.
Entre as novidades do ano estão o BrainSpace, espaço voltado à neurociência e a relação com a criatividade, e a Casa das Marcas, área dedicada a discussões na área de conteúdo para marcas, além do lançamento do primeiro prêmio da indústria criativa.
Outra novidade é o Rio2Night, um ponto de encontro em bares do Vogue Square para quem quiser estender o networking ou aproveitar a happy hour. Transportes vão sair da Cidade das Artes para a Vogue Square das 18h30 às 21h30.